PUBLICIDADE

Aeroporto de Porto Alegre deve reabrir apenas no final do ano

Profissionais averiguaram que será necessário um reparo na rede elétrica e reformar a pista; Base Aérea de Canoas tem feito os voos emergenciais

3 jun 2024 - 19h57
(atualizado em 4/6/2024 às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O Governo Federal anunciou que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, tem previsão de reabertura para o Natal. O local está fechado tem exatamente um mês, devido a danos causados pelas enchentes que acometeram todo o estado.

Aeroporto Internacional Salgado Filho tem previsão de reabertura para dezembro
Aeroporto Internacional Salgado Filho tem previsão de reabertura para dezembro
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Uma nova vistoria aconteceu nesta segunda-feira (3), com presença de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Fraport, e do Governo Federal. Esta visita faz parte da série de medidas para restauração do aeroporto.

Os profissionais avaliaram ambas as partes externas e internas do local, e averiguaram que será necessário um reparo na rede elétrica e reformar a pista. De acordo com Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, o asfalto está esfarelando.

Desde o fechamento do aeroporto, mais de 4,2 mil voos foram cancelados. Antes da tragédia, o Salgado Filho era responsável por uma média de 142 viagens diárias. Agora, todo o estado está sem acesso a voos internacionais, já que este é o único aeroporto que tem autorização para realizar este tipo de operação.

Algumas áreas do local, inclusive, permanecem alagadas. Estão sendo utilizados arrozeiros para drenagem, através das bombas de irrigação removendo a água. Os danos, porém, ainda persistem. Veja situação atual:

Por isso, Paulo Pimenta, ministro de Apoio à Reconstrução do RS, anunciou que a concessionária responsável pelo local, a Fraport, receberá financiamento estatal para cobrir os serviços de reparo e reconstrução, já que tais tarefas não estavam previstas no contrato.

Base aérea de Canoas substitui aeroporto

Como o Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado e em processo de reparação, a Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, tem sido local utilizado para fazer os voos emergencialmente.

Na última quarta-feira (29), o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou que a partir de 10 de junho, o número de voos comerciais na Base vai dobrar, indo de 35 para 70 por semana. Isso resulta numa média de dez voos por dia.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade