PUBLICIDADE

A luta das mulheres é contínua e não é fácil, mas devemos manter nossa voz sempre ativa

No mês da Mulher, as ministras do Governo Federal apresentam reflexões sobre o tema em textos exclusivos para Perfil Brasil. Confira a análise de Daniela Carneiro, que está à frente do Ministério do Turismo.

20 mar 2023 - 17h45
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Antes de ter escolhido a política, acredito que a política me escolheu. Como pedagoga, com uma história como educadora na rede pública, sempre fui ligada às questões da primeira infância e de educação. Posteriormente, como primeira-dama de Belfort Roxo e, depois, assumindo a Secretaria de Assistência Social, me vi movida pela missão de cuidar e promover o bem-estar das pessoas.

(
(
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Uma preparação para 2018, quando fui eleita Deputada Federal pelo Rio de Janeiro e pude lançar luz sobre questões importantes, como por exemplo a endometriose, condição que afeta 1 em cada 10 mulheres brasileiras. Trabalhei incansavelmente pela aprovação da Lei 14.324/2022 - de minha autoria - que declarou o dia 13 de Março como o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e transformou esse dia em uma data que chama atenção para a especificidade da saúde feminina.

Apesar da pandemia, que nos afastou por mais de dois anos do Plenário da Câmara, consegui êxito no trabalho desenvolvido, o que chamo de política de resultados, sendo reeleita em 2022, como a mais votada do Estado do Rio de Janeiro.

Mesmo com o crescimento na representação feminina, na Câmara do Deputados, no último pleito - de 15% para 17,7% -, ainda estamos aquém do desejado. Afinal, dados do IBGE apontam que a maioria da população brasileira - 51% - é composta por mulheres.

Acredito que, como líderes natas, precisamos assegurar que cada vez mais mulheres acessem espaços de poder e de decisão. Nosso poder de ação e transformação vem sendo reconhecido. A luta é contínua e não é fácil. Mas devemos manter nossa voz sempre ativa.

Em meu mais recente desafio, agora à frente do Ministério do Turismo, assumido em 01 de janeiro, defini o incentivo ao empreendedorismo feminino como uma de minhas bandeiras. Em um setor onde 54% da força de trabalho no mundo é feminina, é preciso garantir o olhar para que elas sigam conseguindo sustentar suas famílias e, acima de tudo, evoluam. Para isso, temos trabalhado com iniciativas de concessão de microcrédito e qualificação profissional.

Se lugar de mulher é onde ela quiser, o Turismo está de braços abertos para potencializar essas profissionais.

* Daniela Carneiro é Ministra do Turismo

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade