Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Viúvo mantém viva Feira Plus Size criada pela esposa vítima da covid

Evento conta com debates, pocket shows, exposições de fotografia, concursos de beleza e a feira de moda plus size inclusiva

16 dez 2022 - 12h57
Compartilhar
Exibir comentários
Hoje, em homenagem à Larissa, ele mantém ativa a Hashtag Moda Plus.
Hoje, em homenagem à Larissa, ele mantém ativa a Hashtag Moda Plus.
Foto: Reprodução

Em junho de 2021,  o servidor público Franz Wasielewski, 45, passava por uma grande provação. Sua esposa Larissa Wasielewski, 31, faleceu em decorrência de uma parada cardíaca após contrair Covid-19.

Hoje, em homenagem à Larissa, ele mantém ativa a Hashtag Moda Plus, uma Feira Plus Size criada pela companheira há mais de 6 anos, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro.

A próxima edição do evento acontece neste sábado,17, no Clube Monte Sinai, e conta com a participação de mais de 40 marcas autorais plus size, de pequenos empreendedores de todo o País e atrai um público de mais de 2 mil pessoas.

Para Franz, não foi fácil a decisão de continuar o evento. “Tive apoio profissional de uma psicóloga e de um psiquiatra para enfrentar o luto. Eu tinha pesadelos recorrentes e problemas de insônia. Foi bastante difícil os primeiros 6 meses após o falecimento”, explica.

Porém, com o tempo, Franz, que sempre foi um apoiador da esposa, recebeu o pedido dos expositores para que a feira continuasse. Dela, dependem inúmeros empreendedores criativos, além de ser uma das únicas opções de compras e entretenimento para “gordos maiores” (aqueles que usam acima do manequim 54).

“A Larissa, como mulher gorda, sabia bem da importância que o evento tem ao dar representatividade às pessoas gordas, conferindo acessibilidade e autoestima por meio da moda. Continuar o trabalho dela, além de uma homenagem à pessoa que ela foi, é manter vivo o seu sonho de um ambiente que ofereça o sentimento de pertencimento e acolhimento para quem não tem um corpo padrão”, conta o marido.

Faz um ano que a primeira Hashtag Moda Plus sem Larissa aconteceu.
Faz um ano que a primeira Hashtag Moda Plus sem Larissa aconteceu.
Foto: Reprodução.

“Ela me aceitava como sou”

Foi em 2012, em um concurso de Miss Plus Size em que Larissa era concorrente, que Franz a conheceu. “Ela me aceitou como sou. Homens gordos também sofrem preconceito. A nossa sociedade é machista, há uma idealização do corpo masculino que deve ser forte e viril”.

Ele destaca que antes de namorar Larissa, teve experiências com diversas mulheres, inclusive gordas, que pediam para que ele emagrecesse ou entrasse em uma academia para ficar “sarado”. Já com a esposa, também gorda, sentiu pela primeira vez o que era ser amado de verdade. Mas essa aceitação entre o casal não os impedia de ataques gordofóbicos externos.

Foi em 2012, em um concurso de Miss Plus Size em que Larissa era concorrente, que Franz a conheceu.
Foi em 2012, em um concurso de Miss Plus Size em que Larissa era concorrente, que Franz a conheceu.
Foto: Reprodução

“Passávamos inúmeras situações de gordofobia juntos. A maioria envolvendo transporte público e atendimento médico”, relembra. E com base nessas vivências, o casal decidiu incluir debates no Hashtag Moda Plus, com ativistas gordos orientando a plateia sobre direitos das pessoas gordas.

Da barraca de brigadeiro ao maior evento plus size do Rio de Janeiro

“Eu fotografava diversos bazares no Rio de Janeiro. Larissa ficou encantada e começou a me acompanhar. Com o tempo, decidiu investir em uma barraca de brigadeiros. Ela gostava de ver as pessoas participando e a animação que era. Depois, ela conheceu um grande evento plus size em São Paulo, o Pop Plus. Pesquisou, aprendeu observando e pediu conselhos para outras organizadoras de eventos antes de decidir que faria sua própria feira plus size. Mas faltava capital para custeio do espaço, propaganda e serviços”, explica Franz.

E é aí que o maridão entrou na jogada. Fez o investimento inicial para a realização do primeiro Hashtag Moda Plus, em 2016, e auxiliou a esposa na parte administrativa do evento, que também contava com o apoio dos pais e irmãos de Larissa.

Hoje, o evento conta com debates, pocket shows, exposições de fotografia, concursos de beleza, espaço de alimentação e feira de moda plus size com roupas femininas, masculinas e agênero.

Depois daquela primeira edição sem Larissa e pós-pandemia, o Hashtag Moda Plus não parou mais.
Depois daquela primeira edição sem Larissa e pós-pandemia, o Hashtag Moda Plus não parou mais.
Foto: Reprodução

Emoção na primeira feira sem Larissa

Faz um ano que a primeira Hashtag Moda Plus sem Larissa aconteceu. Na mesma época, comemorava-se a reabertura dos eventos do Rio de Janeiro e havia um otimismo com o controle da epidemia do Covid, que vitimou Larissa e tantos outros milhares de brasileiros.

Na entrada do evento, em um cantinho, os pais e marido da empresária exibiam um varal com fotos da organizadora. “Os expositores ficaram emocionados. Há uma relação de amizade entre todos nós, não se trata apenas de trabalho”, comenta o marido.

Depois daquela primeira edição sem Larissa e pós-pandemia, o Hashtag Moda Plus não parou mais. “O evento acontece 4 vezes por ano. É difícil organizar sem ela, mas vou continuar”, conclui.

Serviço:

Hashtag Moda Plus

Clube Monte Sinai

Rua São Francisco Xavier, 104.

12 às 19h.

Entrada Gratuita

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade