PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mulher é condenada a 11 anos de prisão na Arábia Saudita por postagens feministas nas redes sociais

Manahel Al-Otaibi, de 29 anos, fez posts que pediam o fim do sistema de tutela masculina na monarquia

2 mai 2024 - 11h56
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução: Redes Sociais

Uma personal trainer foi condenada a 11 anos de prisão na Arábia Saudita sob acusação de terrorismo, após compartilhar postagens feministas nas redes sociais, utilizando a hashtag "abaixo a tutela masculina". As informações são da agência de notícias AFP

Manahel Al-Otaibi, de 29 anos, foi condenada em janeiro, mas os detalhes de seu caso vieram à tona somente após um pedido de informações feito pelas Nações Unidas. De acordo com a ONG Anistia Internacional, Al-Otaibi foi acusada de fazer postagens com a hashtag e de gravar vídeos usando o que foi considerado "roupas indecentes".

Os conteúdos pediam o fim do sistema de tutela masculina na monarquia, no qual as mulheres necessitam de autorização dos homens para realizar uma série de atividades e tarefas, como viajar para fora do país ou assistir a uma partida de futebol.

A personal trainer foi condenada com base na lei antiterrorismo da Arábia Saudita, legislação que tem sido criticada pelas Nações Unidas por ser uma ferramenta legal excessivamente ampla, utilizada para reprimir opositores.

Desde  2017, o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman realizou reformas visando melhorar a imagem do seu país no Ocidente, que há muito tempo critica o tratamento dado às mulheres na monarquia. 

Como parte dessas reformas, as mulheres conquistaram o direito de dirigir, obter passaporte e viajar sem a necessidade de autorização masculina, além de poderem solicitar divórcio. No entanto, diversos críticos argumentam que as reformas são insuficientes enquanto o reino continuar mantendo o sistema de "tutores", que confere aos homens uma autoridade arbitrária sobre as mulheres de suas famílias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade