Mentoria para criadores negros contará com grandes nomes do entretenimento
Com participação de Igão e Mítico, do "Podpah", e Mariana Bardan e Eduardo Melo, autores da série "Cangaço Novo", o laboratório acontecerá na primeira semana de outubro Texto: Patricia Santos | Foto: Reprodução/Intagram
O FIXE.LAB, laboratório de aprimoramento profisional e networking para criadores de mídias digitais e audiovisual negros, está com inscrições abertas até o dia 27 de setembro para uma mentoria, que vai contar com nomes renomados do entretenimento brasileiro.
Serão 30 vagas para produtores de conteúdo de todo o país. O objetivo da mentoria é impulsionar jovens negros, indígenas, LGBTQIAP+ e africanos em diáspora residentes no Brasil com interesse em aperfeiçoar e potencializar seus projetos de comunicação, TV, mídias sonoras e audiovisuais, que já tenham projetos transmídias em andamento e queiram ampliar o seu networking. O LAB será semipresencial e acontece de 2 a 7 de outubro.
A iniciativa terá como mentores nomes como Igão e Mítico, do "Podpah", Mariana Bardan e Eduardo Melo, autores da série "Cangaço Novo", e Gabriel Martins, diretor do premiado longa-metragem "Marte Um". Segundo pesquisas do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), que há mais de 10 anos produz dados sobre o audiovisual brasileiro, apenas em 2020 negros passaram a integrar cargos de direção de filmes de grande público.
Para se inscrever na mentoria, através do formulário online, os interessados devem contar detalhes sobre seus projetos em desenvolvimento. As propostas podem ter diferentes formatos, incluindo podcast, filme, série, documentário, programa de TV, entre outros.
O laboratório terá uma semana de imersão e os participantes que se destacarem com seus projetos e ideias fomentados durante o FIXE.LAB serão selecionados para participar de um coaching pitch exclusivo com grandes executivos e produtoras de streaming, para receber feedbacks e ampliar a sua rede de networking.