Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jovem negro perde vaga na USP por não conseguir confirmar matrícula a tempo

Yakíni Liberto Alves de Souza, de 19 anos, só conseguiu acessar a internet cinco minutos depois do prazo estabelecido, às 16h05

22 mar 2023 - 12h31
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários
As chuvas do litoral de São Paulo dificultaram o acesso à internet
As chuvas do litoral de São Paulo dificultaram o acesso à internet
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um jovem negro da zona leste de São Paulo, Yakíni Liberto Alves de Souza, de 19 anos, foi aprovado no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), mas não conseguiu confirmar sua matrícula no prazo estabelecido por causa das chuvas que atingiram o litoral de São Paulo, na Baixada Santista, e perdeu a vaga. A família está tentando reverter a situação.

Após ser aprovado na primeira chamada, Yakíni tentou fazer a confirmação de sua matrícula, apesar da dificuldade de acessar a internet por causa das chuvas e da falta de crédito no celular. Ele retornou para São Paulo e conseguiu acessar o site às 16h05, cinco minutos depois do prazo de confirmação de matrícula, segundo informações do UOL.

O jovem recebeu um e-mail da Central de Matrículas da USP informando que ele tinha sido desclassificado por não conseguir realizar a confirmação a tempo.

O Núcleo de Consciência Negra (NCN) vem tentando solicitar uma reunião com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da universidade para discutirem o caso de Yakíni Liberto. “Nós do NCN enviamos um ofício a PRIP solicitando uma reunião para discussão do caso. Não é possível que haja inclusão e pertencimento na USP sem que as profundas desigualdades sociais, atravessadas pelo racismo, sejam levadas em consideração”, escreveram em nota.

USP

O Terra NÓS entrou em contato com a USP para um posicionamento sobre o caso e aguarda resposta. Caso a universidade se manifeste, a matéria será atualizada com o posicionamento. Ao UOL, a Pró-Reitoria de Graduação informou que quem não faz a confirmação virtual de matrícula dentro do prazo estabelecido perde a vaga honrando princípios de isonomia e impessoalidade que devem reger o processo.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade