Jogador do Palmeiras relata racismo na Libertadores sub-20 após partida: 'Foi crime'
Luighi, que é atacante, desabafou na entrevista após o jogo e se revoltou com a falta de pergunta sobre o episódio
Nesta quinta-feira, 6, o atacante Luighi, do Palmeiras, sofreu racismo durante uma partida da Libertadores sub-20. O jogador foi alvo de uma ofensa por parte de um torcedor paraguaio do Cerro Portenõ. Em entrevista pós-jogo, ele se revoltou com a atitude e disparou ao vivo: "Até quando a gente vai passar isso?".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O torcedor imitou um macaco na direção de Luighi, que ainda levou uma cusparada. Ele denunciou o xingamento ao árbito da partida e chorou no banco de reservas. Depois, ao final da partida, questionou a falta de interesse do jornalista pelo ocorrido.
"É sério isso? Vocês não vão perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando a gente vai passar isso? Me fala... até quando a gente vai passar isso? O que fizeram comigo foi um crime, pô. Vocês vão perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF, sei lá. Você não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? Você não ia perguntar sobre isso. O que fizeram foi um crime comigo, pô. A gente é formação. Aqui é formação, pô. A gente está aprendendo aqui", declarou.
Luighi, que foi vitima de racismo, em entrevista pós-jogo da Libertadores sub-20, questionando o jornalista se não haveria pergunta sobre o caso.
Tem que peitar essa galera mesmo!
Força, Luighi!!!pic.twitter.com/ADcX3ooTW0
— ⚽ (@DoentesPFutebol) March 7, 2025
Palmeiras emite comunicado
Após o jogo, o Palmeiras se posicionou e comunicou que vai até “as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”.
“É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL.
A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos.
Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!“
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta publicação.