Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Frases capacitistas que devem ser evitadas na hora de torcer para atletas paralímpicos

As Paralimpíadas de Paris começam nesta quarta-feira, 28, e terminam em 8 de setembro

28 ago 2024 - 12h28
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
As Paralimpíadas de Paris começam nesta quarta-feira, 28, e podem ser acompanhadas sem fazer comentários capacitistas.
É preciso ter em mente que é possível torcer para um atleta paralímpico sem ser capacitista
É preciso ter em mente que é possível torcer para um atleta paralímpico sem ser capacitista
Foto: Imagem de Freepik

As Paralimpíadas de Paris começam nesta quarta-feira, 28, com uma cerimônia de abertura que acontecerá na avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde, às 15h (horário de Brasília). O evento esportivo termina em 8 de setembro e terá cerca de 4.400 pessoas com deficiências.

Mas antes de assistir às disputas, é preciso ter em mente que é possível torcer para um atleta paralímpico sem ser capacitista. O perfil Janela da Patty, da criadora de conteúdo Patrícia Lorete, compartilhou algumas frases capacitistas para não dizer quando estiver torcendo para atletas paralímpicos.

"Quando assistimos aos Jogos Paralímpicos, é natural querer mostrar apoio e admiração pelos atletas. No entanto, algumas frases que parecem elogiosas podem, na verdade, são capacitistas e reforçam estereótipos diminuindo as conquistas desses competidores incríveis", escreveu ela no Instagram. 

A seguir, confira algumas frases capacitistas que devem ser evitadas na hora de torcer para um atleta paralímpico. O Terra NÓS também listou alguns exemplos abaixo:

"Ela(e) corre igual a qualquer um"

A frase pode até parecer um elogio, mas não é. Comparações diretas com atletas sem deficiência diminuem a individualidade e a excelência dos atletas paralímpicos, sugerindo que o objetivo é sempre igualar-se ao padrão dos atletas sem deficiência.

"Incrível que ele(a) consiga fazer isso mesmo com deficiência"

Ao inves de definir uma pessoa pela sua deficiência, tente focar em seu desempenho atlético.

"Ela(e) está quase no nível dos atletas olímpicos"

Os atletas paralímpicos não são inferiores aos atletas olímpicos, como essa frase parece sugerir. Essa comparação desvaloriza a competição para pessoas com deficiência e sugere que o ápice do sucesso é atingir o "nível" dos atletas sem deficiência.

"Ele(a) venceu a deficiência e agora é campeão"

De acordo com a frase, a maior conquista do atleta é superar a deficiência, e não seu desempenho esportivo. Isso reduz os atletas à narrativa de superação pessoal, em vez de reconhecer o atleta pelo que ele é: um campeão em sua modalidade.

"Que bom que tem competições especiais para eles"

As Paralimpíadas não são um evento de segunda categoria, criado apenas para incluir pessoas com deficiência. Assim como as Olimpíadas, as Paralimpíadas são uma competição de alto nível com a participação de diversos atletas habilidosos.

"Ele(a) é um exemplo de superação para todos"

Embora pareça um elogio, essa frase também é capacitista. Ela ignora a competência, o talento e o treinamento de atletas com deficiência, como se a deficiência fosse algo a ser vencido.

"Eles provam que os limites são superados com dedicação"

Ao dizer isso, a pessoa reforça a ideia de que a deficiência é um limite a ser superado, subestimando o fato de que as pessoas com deficiência têm suas próprias maneiras de competir e se destacar.

"Ela(e) não deixa a deficiência atrapalhar"

A deficiência de uma pessoa não deveria ser vista como algo negativo e que "atrapalha" a vida de um atleta. Este tipo de comentário é mais um que sugere que a deficiência é um obstáculo a ser vencido na vida de uma pessoa, quando não é.

6 frases que parecem elogio, mas só ofendem as pessoas com deficiência 6 frases que parecem elogio, mas só ofendem as pessoas com deficiência

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade