Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paralimpíadas: tudo que você precisa saber sobre os Jogos de Paris e quais modalidades o Brasil vai disputar

Criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre as Paralimpíadas de Paris, que começam nesta quinta-feira

26 ago 2024 - 15h59
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
A medalha das Paraolimpíadas vem escrita em braile em um dos lados
A medalha das Paraolimpíadas vem escrita em braile em um dos lados
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Passadas as Olimpíadas de Paris, cujo encerramento foi no dia 11 de agosto, agora a cidade recebe as Paralimpíadas.

É a segunda vez que a França sediará uma Paralimpíada, após os Jogos de Inverno de 1992, realizados na região da Savoia, tendo Albertville como a cidade principal.

Cerca de 4.400 atletas de todo o mundo participarão de 22 modalidades, aplaudidos por multidões novamente, depois que os Jogos de Tóquio, remarcados para 2021, terem sido realizados a portas fechadas.

Aqui, um guia com tudo o que você precisa saber sobre as Paralimpíadas de Paris.

Quando acontecem as Paralimpíadas?

As Paralimpíadas começarão com a cerimônia de abertura na quarta-feira, 28 de agosto.

Um total de 22 medalhas de ouro serão decididas já no dia de abertura da competição, na quinta-feira, 29 de agosto.

O último dia - domingo, 8 de setembro - contará com a disputa de medalhas em basquete em cadeira de rodas, levantamento de peso paralímpico, paracanoagem e maratonas em cadeira de rodas, bem como a cerimônia de encerramento, que ocorrerá no Stade de France.

O que nós sabemos sobre a cerimônia de abertura das Paralimpíadas?

Assim como a cerimônia de abertura olímpica, a cerimônia paralímpica será realizada pela primeira vez fora de um estádio.

Mas não contará com barcos flutuando no Rio Sena. Em vez disso, os atletas participarão do que está sendo descrito como um "desfile popular" viajando por alguns dos marcos mais icônicos de Paris, localizados ao longo da rota entre os Champs-Elysées e a Place de la Concorde.

Os espectadores podem assistir gratuitamente ao longo da rota antes do desfile oficial e antes que as formalidades comecem na Place de la Concorde para os que compraram ingresso. Os organizadores estimam que cerca de 50.000 pessoas assistirão à cerimônia.

A cerimônia contará com a usual mistura de música e movimento e artistas com deficiência serão protagonistas do show.

Quais lugares serão usados nas Paralimpíadas?

Muitos dos locais usados nas Olimpíadas também sediarão eventos paralímpicos.

O Stade de France sediará o atletismo, a natação será na La Defense Arena, o tênis em cadeira de rodas será em Roland Garros, e os pitorescos jardins do Chateau de Versailles serão o local para os eventos paraequestres.

O Grand Palais, normalmente um local para eventos de arte e esporte, sediará a esgrima em cadeira de rodas e o para-taekwondo, enquanto a competição de futebol para cegos será em um estádio especialmente construído aos pés da icônica Torre Eiffel.

Os paratriatletas competirão no centro de Paris, com a etapa de natação prevista para ocorrer no Rio Sena.

Como assistir às Paralimpíadas?

No Brasil, é possível assistir por meio do canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) no Youtube.

O Sportv2 também fará a transmissão.

Quais modalidades o Brasil vai disputar?

O Brasil será representado por uma delegação de 280 atletas. O grupo é formado por 255 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Jamais uma delegação brasileira teve tanta atleta mulher convocada como agora, representando 45% do total de ateltas.

Essa é também a maior delegação brasileira em uma disputa fora do Brasil, ficando atrás somente dos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência. Naquela edição, o Brasil participou de todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição.

Agora, a equipe brasileira irá disputar 20 das 22 modalidades dos Jogos. As únicas competições que não terão um atleta brasileiro são o basquete em cadeira de rodas e o rúgbi em cadeira de rodas.

No total, o Brasil soma 373 medalhas conquistadas em 11 edições de Jogos Paralímpicos, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze.

Quais esportes serão disputados nas Paralimpíadas?

Existem 22 esportes no programa paralímpico:

  • Futebol para cegos
  • Bocha
  • Goaball
  • Tiro com arco
  • Tiro esportivo
  • Atletismo
  • Badminton
  • Atletismo
  • Ciclismo
  • Halterofilismo
  • Hipismo
  • Judô
  • Natação
  • Remo
  • Taekwondo
  • Triatlo
  • Tênis de mesa
  • Vôlei sentado
  • Basquete em cadeira de rodas
  • Esgrima em cadeira de rodas
  • Rúgbi em cadeira de rodas
  • Tênis em cadeira de rodas

Quais são as novas modalidades incluídas nesta edição?

Diferentemente das duas últimas edições dos Jogos, onde o triatlo e a canoagem (nos Jogos do Rio) e o taekwondo e o badminton (em Tóquio) fizeram suas estreias, nenhum esporte novo está incluído no programa de Paris.

No entanto, os programas de badminton e taekwondo foram expandidos e há um número recorde de eventos de medalhas para mulheres.

Quantas medalhas de ouro serão disputadas?

Um total de 549 medalhas de ouro estarão em disputa.

Quantas nações vão competir nas Paralimpíadas?

Os Jogos de Paris contarão com cerca de 4.400 atletas de um recorde de 168 delegações — ainda aquém das 207 delegações que competiram nas Olimpíadas.

O total inclui 167 Comitês Paralímpicos Nacionais (NPC), uma Equipe Paralímpica de Refugiados (RPT) composta por oito atletas e uma delegação de Atletas Paralímpicos Neutros (NPA) da Rússia e Belarus.

O recorde anterior foi de 164 delegações em Londres 2012, enquanto o maior número anterior de atletas em Jogos Paralímpicos foi de 4.393 em Tóquio 2020.

Três nações — Eritreia, Quiribati e Kosovo — farão sua estreia paralímpica na capital francesa.

Os atletas da Rússia e Belarus podem competir nas Paralimpíadas de Paris?

Atletas da Rússia e da Belarus poderão competir nos Jogos como neutros. A delegação de Atletas Paralímpicos Neutros (NPA, em inglês) contará com até 90 competidores da Rússia e oito da Belarus.

Eles usarão uniformes neutros que não devem apresentar nenhuma cor nacional, bandeira, nome do país ou emblema nacional, símbolo ou designação.

Eles competirão sob uma bandeira da NPA e não aparecerão no quadro de medalhas ou marcharão nas cerimônias de abertura ou encerramento.

Caso um atleta neutro ganhe uma medalha de ouro, o hino paralímpico será tocado.

Todos os NPA foram examinados de forma independente para garantir que não apoiaram a guerra na Ucrânia e não são contratados pelo exército.

Quando os Jogos Paralímpicos começaram?

Embora o que ficou conhecido como as primeiras Paralimpíadas tenha ocorrido em Roma em 1960, as sementes dos Jogos foram plantadas mais de uma década antes na Grã-Bretanha.

Sir Ludwig Guttman, um neurologista que trabalhava com veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na coluna no Hospital Stoke Mandeville em Aylesbury, começou a usar o esporte como parte dos programas de reabilitação de seus pacientes.

Em 1948, ele organizou uma competição com outros hospitais para coincidir com as Olimpíadas de Londres e, na década seguinte, sua ideia esportiva foi adotada por outras unidades de lesões na coluna na Grã-Bretanha.

Em 1960, 400 atletas de cadeira de rodas de 23 países vieram à capital italiana para competir em 57 eventos de medalhas em oito esportes nos nonos Jogos Internacionais Anuais de Stoke Mandeville, agora considerados os Jogos Paralímpicos de Roma 1960.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade