Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dudu Bertholini sobre ser apresentador não-binário na TV aberta: 'Luta vai além de mim'

Estilista está no Drag Race Brasil, franquia brasileira de reality internacional, e no Esquadrão da Moda, do SBT

19 jul 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Dudu Bertholini em participação do 'Programa Silvio Santos'
Dudu Bertholini em participação do 'Programa Silvio Santos'
Foto: Reprodução/Instagram/@dudubertholini

Sem se identificar como homem ou mulher, Dudu Bertholini usa pronomes masculinos, femininos e neutros para se referir a si mesmo e se reconhece como uma pessoa não-binária que transita entre o feminino e o masculino. Atualmente, ele está no júri da versão brasileira de Drag Race, reality show internacional de competição de drag queens, e acaba de apresentar a temporada mais recente de Esquadrão da Moda, do SBT, que terminou no começo do mês.

Para Dudu, é uma conquista e um compromisso representar a comunidade LGBTQIA+ na televisão aberta. "Sempre renovo meu compromisso de também pavimentar o caminho para aquelas que vierem e de entregar o meu melhor em uma luta que vai para muito além de mim e que fala sobre todos nós", declarou em entrevista ao Terra.

O apresentador também reconhece que não ocuparia o lugar que tem hoje se não fosse por outros artistas e comunicadores queers. "Fico muito feliz em ocupar esse espaço e em saber que a gente teve pessoas muito pioneiras que devem ser reverenciadas e aclamadas. Eu não estaria aqui se não fossem Ney Matogrosso, Jorge LaFond [conhecido pela personagem Vera Verão], Rogéria, Roberta Close, Milton Cunha e milhares de pessoas fantásticas que a gente tem no País."

Dudu Bertholini ganhou fama no meio da moda por trabalhar há mais de 20 anos como stylist, estilista e consultor de imagem, atividades que ainda exerce em paralelo com a TV. A fama em escala nacional chegou em 2016, quando fez parte da bancada do Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima na Globo.

Dudu Bertholini na estreia de 'Drag Race Brasil'
Dudu Bertholini na estreia de 'Drag Race Brasil'
Foto: Reprodução/Instagram/@dudubertholini

"Sempre fui uma pessoa muito multidisciplinar. Nesses meus mais de 20 anos de trajetória na moda, já trabalhei nos mais diferentes campos de atuação e, o que percebi através disso, é que é mais sobre a mensagem do que sobre o meio. Qualquer plataforma onde eu conseguir ser uma pessoa autêntica e dizer aquilo que eu quero, me interessa."

Autenticidade, aliás, é uma das características que Dudu mais preza. É isso que analisa ao julgar as competidoras do Drag Race Brasil e também o que procura manter nas participantes do Esquadrão da Moda.

Com 1,90 m de altura e um visual extravagante, geralmente com muitas estampas, cores, texturas e acessórios, ele não quer ditar regras e considera que o mais cafona não está nos looks, mas em outros comportamentos. "Arrogância e classismo são muito cafonas. Afinal de contas, nada é mais elegante e chique do que empatia, humildade e autenticidade, que é a coisa mais linda", conclui.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade