Antes e depois de Erika Hilton viraliza com elogios e racismo: “Michael Jackson”
Deputada com status de celebridade se torna referência de autoestima entre LGBTs e alvo de chacota de direitistas e transfóbicos
Na mesma semana em que foi chamada de “fake news humana, essa coisa”, em perfil no X atribuído ao locutor de Fórmula 1 Sérgio Maurício, da Band, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) ‘hitou’ no X e no TikTok por outro motivo.
Incontáveis fotos e trechos de entrevistas antigas são usados para questionar a mudança do visual da ativista de esquerda. No estilo ‘antes e depois’, os críticos a acusam de ter traído sua origem negra ao usar lace lisa loira para cobrir os cabelos crespos, fazer plástica para afinar o nariz e supostamente clarear a pele com cosméticos e maquiagem.
Um perfil no app chinês de vídeos recorre à música ‘Black or White’ (Branco ou Preto), de Michael Jackson, para insinuar que Hilton embranqueceu, como aconteceu com o cantor norte-americano – devido ao alegado vitiligo – no clipe lançado em 1991. “Todo negro ativista de esquerda como a Erika Hilton que ser branco como o Michael Jackson”, afirmou outro internauta.
No X, um usuário escreveu que ela agora parece “uma Barbie”, apesar de militar pelos pretos. “Sua imagem é a maior prova de sua hipocrisia.” Houve ataques também pela fantasia da deputada no Baile de Carnaval da Vogue. Ela foi de Beyoncé, inspirando-se em figurinos associados ao álbum ‘Cowboy Carter’.
Do outro lado, recebeu elogios pelo processo de sofisticação de sua imagem. Faz sucesso principalmente na comunidade LGBT+ e nos frequentadores da noite paulistana. Posts lembram que a psolista viveu seu dia de top model vestida de ‘presidenta’ (com terno vermelho e faixa verde e amarela) na passarela da São Paulo Fashion Week e já foi capa de revistas, incluindo ‘Raça’ e ‘Glamour’, estimulando a autoestima de mulheres e negros.
Alguns posts que tentam descredibilizar Erika Hilton:
Todo negro ativista de esquerda como a " Erika Hilton " que ser branco como o Michel Jackson , e tratar negros que tem orgulho de sua cor como escravos ideológicos
São hipócritas e mas nada:pic.twitter.com/PATTMrP8I5
— 𝔹𝕝𝕠𝕘ⓓⓞ𝕭𝖑𝖆𝖈𝖐 🇧🇷🤝🏽🇮🇱🇺🇦💒 (@BlogDoBlac) February 24, 2025
A maior FAKE NEWS brasileira: Erika Hilton, que na verdade é Felipe. É negro, mas clareia a pele e faz procedimentos para afinar o nariz e usa peruca lisa e loira. Diz sentir pena de mulheres brancas porque acordam com o cabelo oleoso, mas na primeira oportunidade se tornou uma. pic.twitter.com/jXpy5vRM70
— Sou a Resistência! (@SouAResistencia) February 22, 2025
>seja Felipe Santos (Erika Hilton) por um dia
>nasça homem
>vire mulher
>nasça negro
>vire branco
>nasça com cabelo crespos e preto
>use peruca de mulher loira e branca
>nasça com traços afrodescendentes
>remova todos com cirurgia plástica
>combata a Fake News e o preconceito pic.twitter.com/qWA6hEcBHM
— Vinteoito (@_vinteoito) January 19, 2025