PUBLICIDADE

5 sinais de alerta que apontam se a mulher está sendo vítima de violência psicológica

Violência psicológica pode desencadear ansiedade e dependência do abusador, além de consequências como a depressão e confusão mental

31 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Violência psicológica contra mulheres pode ser identificada por meio de verbalizações inadequadas, humilhações, ofensas, intimidações e até ameaças de morte. Essa violência pode desencadear ansiedade, depressão, isolamento e confusão mental.
Em uma situação de violência psicológica, é comum a banalização dos sentimentos da vítima e abuso emocional
Em uma situação de violência psicológica, é comum a banalização dos sentimentos da vítima e abuso emocional
Foto: iStock/Dima Berlin

A violência psicológica contra a mulher é crime. E o primeiro caminho para que as vítimas possam denunciar esse tipo de abuso é saber como identificá-lo. 

Essa violência é baseada na manipulação emocional. Quando tal manipulação está presente em relacionamentos, ela também pode ser definida como gaslighting, que é quando o agressor busca distorcer eventos e afetar emocional e psicologicamente o outro.

Em artigo publicado pelo Jornal da USP, o professor Antônio de Pádua Serafim, docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), explica que a violência psicológica pode ser identificada por meio do “desrespeito pautado em verbalizações inadequadas, falas com conteúdo de humilhações, ofensas, intimidações e até mesmo ameaças de morte”.

A violência psicológica pode desencadear ansiedade e sensação de dependência do abusador. Além disso, tem consequências como depressão, isolamento e confusão mental. A vítima passa a questionar seus próprios sentimentos, instintos e sanidade.

Confira cinco sinais que a mulher está sofrendo violência psicológica: 

Duvida de si constantemente

A vítima passa por chantagem emocional, em que o agressor faz distorções da realidade, como ele negar que tenha dito algo que realmente falou. Com isso, a mulher começa a perder a habilidade de confiar em suas próprias percepções. 

Se sente confusa 

Há a banalização dos sentimentos da vítima, uma vez que o abusador utiliza técnicas de negação dos fatos, como “não foi assim que aconteceu”, “como você é exagerada” e “não é motivo para tanto”.

9 sinais pouco visíveis de um relacionamento abusivo 9 sinais pouco visíveis de um relacionamento abusivo

Está sempre pedindo desculpas ao seu parceiro

Geralmente, o abuso emocional acontece de forma gradual, sem que a vítima perceba. Ele vai, aos poucos, escalonando e chega em um ponto em que ela tende a pedir desculpas por achar que suas atitudes são descabidas. 

Dificuldade para tomar decisões fáceis

As manipulações são tantas que tomar decisões simples se torna algo angustiante. Um dos sinais de violência psicológica é o controle de coisas do dia a dia, como ter que "aprovar" o que a mulher veste ou come e com quem ela conversa. 

Desânimo e distanciamento dos amigos e familiares

Com o passar do tempo, o ciclo de abuso aumenta e se repete, fazendo com que a vítima se torne cada vez mais dependente da relação e se isole de amigos e familiares. Essa manipulação retira da vítima sua rede de apoio e a faz extremamente dependente do agressor.

Em caso de violência contra a mulher, denuncie

Violência contra a mulher é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190 ou 180). Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.

Saiba mais sobre como denunciar aqui! 

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade