Yaris Cross chega em outubro ao Brasil para ser o SUV mais barato da Toyota
Toyota confirma produção nacional do Yaris Cross, que terá versões híbridas e flex para brigar com Creta, Tracker, T-Cross e Kicks
A Toyota confirmou que o Yaris Cross será lançado no Brasil em outubro de 2025, com produção nacional na fábrica de Sorocaba (SP). Esse novo SUV compacto será o mais barato da marca japonesa no país, ocupando o espaço deixado pelas versões hatch e sedã do antigo Yaris. Com isso, a Toyota pretende alcançar mais consumidores com um modelo moderno e eficiente.
Além disso, o novo Yaris Cross será o primeiro SUV compacto da Toyota com tecnologia híbrida flex. Isso significa que ele poderá rodar com etanol ou gasolina, ao mesmo tempo em que utiliza um motor elétrico.
Como parte de um investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030, cerca de R$ 1,7 bilhão foi aplicado no desenvolvimento do Yaris Cross. Essa iniciativa mostra o compromisso da Toyota em inovar e expandir a oferta de veículos híbridos para mais pessoas. Inclusive, o modelo já nasce com a missão de disputar mercado com Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross.
Os preços estimados para o Yaris Cross partem de R$ 120 mil nas versões com motor 1.5 flex aspirado. Por outro lado, as versões híbridas devem variar entre R$ 150 mil e R$ 180 mil. Essa diferença se justifica pelo conjunto motriz mais sofisticado e pela maior eficiência energética.
Nas versões de entrada, o SUV devem utilizar o conhecido motor 1.5 flex aspirado com até 110 cv de potência com câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas. Por outro lado, as versões híbridas vão unir o motor 1.5 flex com um propulsor elétrico. Esse sistema será integrado ao câmbio eCVT.
No que diz respeito ao tamanho, o Yaris Cross terá 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura. A distância entre-eixos será de 2,62 metros, o que garante bom espaço interno. Além disso, o porta-malas será um dos maiores da categoria, com 471 litros nas versões a combustão e 466 litros nas versões híbridas.
Embora a Toyota ainda não tenha divulgado a lista oficial de equipamentos, a expectativa é de que o modelo nacional tenha pacote recheado. No mercado asiático, o Yaris Cross oferece seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e central multimídia de 10,1 polegadas. Há também conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de chave presencial e ar-condicionado digital com saída traseira.
Entre os itens de destaque esperados estão teto solar panorâmico, câmera 360 graus, sensores de estacionamento e alerta de tráfego cruzado. Além disso, o modelo poderá contar com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui frenagem automática, alerta de mudança de faixa e piloto automático adaptativo.
Por fim, a chegada do Yaris Cross representa um passo importante para a Toyota no Brasil. Agora, resta saber se ele vai agradar o público e conquistar seu espaço no competitivo segmento dos SUVs compactos.