Pesquisa 99 e Think Eva revela: passageiras preferem motoristas mulheres
Estudo mostra protagonismo feminino na mobilidade urbana e reforça ações da 99 para ampliar segurança e combater violência de gênero
Pesquisa da 99 e da Think Eva revela: 93% das passageiras preferem motoristas mulheres. Segurança, empoderamento e cartilha contra violência estão no app da 99
A 99, empresa líder em mobilidade urbana, apresentou resultados inéditos de uma pesquisa realizada em parceria com a consultoria Think Eva, que ouviu 878 motoristas mulheres em seis capitais brasileiras.
O levantamento aponta que 93% das passageiras preferem ser guiadas por motoristas do sexo feminino, evidenciando o espaço conquistado pelas mulheres no transporte por aplicativo e a importância da iniciativa “99Mais Mulheres” para empoderamento e segurança dessas profissionais.
Segundo o estudo, 76% das motoristas sentem que ser mulher aumenta os riscos durante o trabalho, principalmente diante de ameaças como assaltos, insegurança no trânsito e assédio por parte de passageiros e até de outros motoristas.
Muitas dessas profissionais são mães (73%) e têm na atividade o principal sustento da casa (79%), conciliando a direção com afazeres domésticos e cuidados familiares. O desafio, portanto, vai além da jornada de trabalho, refletindo uma realidade social mais complexa.
Apesar do medo inicial, a experiência com o app e o uso das ferramentas de segurança da plataforma ajudam a reduzir significativamente a sensação de vulnerabilidade.
Enquanto 21% das motoristas afirmavam sentir medo antes de começarem a dirigir, apenas 6% mantêm essa percepção, graças também ao suporte oferecido pela 99, que inclui o Botão 99Mulher, opção para transportar somente passageiras e sistemas avançados de verificação facial para evitar perfis falsos.
Como parte da nova fase do programa “99 Mais Mulheres”, a empresa lançou uma cartilha educativa desenvolvida em parceria com a Think Eva e a rede As Justiceiras, entidade que oferece suporte legal, psicológico e social para mulheres em situação de violência.
O material orienta sobre os diferentes tipos de violência, direitos legais e canais de ajuda, reforçando o compromisso da 99 em promover um ambiente mais seguro e acolhedor.
A 99 investiu mais de R$ 50 milhões em 2024 em tecnologias e ações de segurança para motoristas e usuários, valor que será ampliado para R$ 70 milhões em 2025.
Com isso, a empresa busca construir cidades mais seguras para as mulheres, atuando junto ao poder público e à sociedade civil para enfrentar os desafios da violência de gênero.