Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Histórias mostram orgulho de trabalhar com app de transporte

Reportagem especial da 99 para os Dias do Motorista e do Motociclista mostra como profissionais da mobilidade fazem dar certo todos os dias

25 jul 2025 - 05h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Dia do Motorista e do Motociclista: o que já foi sinônimo de plano B hoje é profissão digna que salva vidas e ajuda até na compra da casa própria; conheça três dessas histórias

Durante anos, a frase “se nada der certo, viro motorista de aplicativo” foi usada como sinônimo de plano B. Em 2025, essa visão já não condiz com a rotina e as histórias reais de quem dirige pelas cidades do Brasil.

Em vez de quebra-galho, o trabalho com o app virou sinônimo de superação, independência financeira e transformação de vida para milhares de motoristas e motociclistas parceiros da 99.

É o caso de José Felipe Nóbrega do Nascimento Maurício, 42, de Recife (PE), que decidiu trocar o transporte coletivo pela direção no app após enfrentar uma série de assaltos enquanto trabalhava como motorista de ônibus.

Com quase nove anos de experiência, ele encontrou, ao dirigir pela 99, mais segurança e maior controle sobre seus horários e, principalmente, a chance de conquistar bens importantes - como o carro próprio.

“Eu sempre gostei muito de dirigir. Meu sonho sempre foi ser motorista. Meus tios e meus avôs eram motoristas. Fui motorista de caminhão e de ônibus coletivo, onde trabalhei por seis anos. Infelizmente, foram sete assaltos em uma época bem complicada aqui de Recife. Aí migrei para o táxi e, depois, para o transporte por aplicativo”, revela Maurício.

“Depois de uns dois anos consegui tirar meu carro zero. Depois disso só vieram melhorias. Esse ano completo 9 anos como motorista de aplicativo, sendo de uns 7 a 8 anos com a 99. É o que sempre falei para os meus amigos, que uma hora as coisas iam melhorar e dar certo. Eu e alguns amigos somos pioneiros nisso e hoje estamos colhendo frutos graças a essa parceria. Sou ‘amigo anjo’ da 99 e gosto de ajudá-los em todos os novos projetos”, complementa.

Dia do Motorista e do Motociclista: o que já foi sinônimo de plano B hoje é profissão digna que salva vidas e ajuda até na compra da casa própria
Dia do Motorista e do Motociclista: o que já foi sinônimo de plano B hoje é profissão digna que salva vidas e ajuda até na compra da casa própria
Foto: 99/Divulgação

Já em Brasília, Cleyton Vasconcelos, 51, viu no app a oportunidade de deixar para trás um ambiente de trabalho estressante e alcançar um novo patamar profissional. Hoje, além de rodar todos os dias com o app, também aluga veículos para outros parceiros. Ele viu sua renda aumentar de forma sustentável.

“Sou motorista da 99 há dois anos e meio e, para mim, essa parceria foi uma ‘virada de chave’ na minha vida. Consegui quitar todas as dívidas que tinha e meus limites aumentaram. Com isso, consegui até comprar outros carros, que eu alugo para mais motoristas de aplicativo. Amo o que faço e aconselho a quem quiser dar uma virada de chave na vida o seguinte: deem essa chance a vocês mesmos”, afirma.

Na baixada fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), Fernando da Silva Santos, 31, trabalha com a 99Moto desde que o serviço foi lançado, em 2022.

Com a moto como aliada e o app como principal fonte de renda, ele conseguiu comprar e reformar sua casa - um marco pessoal e familiar.

“Dirijo pela 99Moto há quase quatro anos. Estava desempregado, comecei um relacionamento com uma pessoa que já tinha um filho e tivemos que correr para nos juntar. E foi com a 99, sem precisar ter horário fixo para trabalhar, que eu consegui dar início a projetos pessoais, ajudar minha esposa com uma miniloja que a gente tem em casa, de vendas online, e ainda pudemos comprar nossa casa própria. Demos entrada e ainda fizemos vários ajustes, como reformas, e hoje chamamos esse lugar de nosso ‘castelo’”, comemora.

Apesar de contextos diferentes, os três personagens têm algo em comum: o orgulho de sua profissão.

Além de experiência e atenção no trânsito, o trabalho por app exige estratégia, planejamento, habilidades de atendimento e domínio das ferramentas tecnológicas disponíveis.

Segurança é peça-chave

A segurança, um dos pontos mais sensíveis da profissão, também tem recebido atenção da 99. Em 2024, foram mais de R$ 50 milhões investidos em tecnologia para proteger motoristas e motociclistas.

Para 2025, o investimento chega a R$ 75 milhões. São mais de 50 funcionalidades que atuam antes, durante e depois das viagens: inteligências artificiais que adicionam camadas de proteção, sempre que necessário, monitoramento de corrida, botão de emergência, gravação de áudio, verificação de passageiro, mapeamento de áreas de risco e central de suporte 24h.

“Desde que eu comecei a trabalhar para a 99, com todos os recursos de segurança que ela oferece, a vida melhorou bastante. E falo sobre qualidade de vida mesmo”, comenta Fernando, motoapp.

Atualmente presente em mais de 3.300 municípios, a 99 celebra a importância e as conquistas de cada um dos 1,5 milhão de motoristas, motociclistas e entregadores que movimentam a cidade por meio da plataforma.

Fonte: 99
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade