Carro da Tesla vai sozinho da loja à casa do comprador
Tecnologia permite direção autônoma sem qualquer intervenção humana; primeira entrega ao cliente foi realizada no Texas, nos Estados Unidos
Para alguns pode parecer assustador, para outros, um salto rumo ao futuro da mobilidade. Mas, é fato, já tem carro indo sozinho para casa. A primeira entrega autônoma de um automóvel foi realizada pela Tesla, nesta semana.
Na ocasião, um Model Y fez uma viagem teste entre a fábrica da marca - Gigafactory, no Texas (EUA), que funciona como concessionária, afinal, a fabricante não segue um padrão de vendas - e a casa do cliente.
Segundo a montadora norte-americana, o veículo estava equipado com o mesmo software usado pelos polêmicos táxi-robô que, vale lembrar, não podem operar em todas as regiões dos EUA por causa de leis de trânsito e condições de infraestrutura.
O Model Y em questão, seja como for, chegou ao destino (em cerca de 30 minutos, veja o vídeo abaixo) sem qualquer intervenção humana. Precisou, todavia, de equipe da Tesla para acompanhar o processo.
Isso só foi possível graças ao aprimoramento do software de direção autônoma, batizado como Full Self-Driving (FSD) que, durante o trajeto, atuou em modo de táxi-robô. O carro, em síntese, foi capaz de reconhecer e reagir às mais diversas situações do trânsito.
"A primeira entrega totalmente autônoma de um Tesla Model Y da fábrica para a casa de um cliente do outro lado da cidade, incluindo rodovias, foi concluída", comemorou Elon Musk, CEO da Tesla, na rede social X.
Musk deseja que o recurso se expanda gradualmente para outros mercados, conforme a legislação local e os testes de segurança permitirem.