Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toronto cansou-se das scooters que circulam em alta velocidade como motocicletas e tomou medidas: multas de até 25 mil dólares

Ultrapassar os 24 km/h altera a categoria legal e transforma um veículo de mobilidade pessoal (VMP) em um problema muito sério

27 fev 2026 - 07h12
(atualizado às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Desde 2021, as scooters são proibidas em Toronto e, se você for flagrado infringindo a lei, as consequências são, no mínimo, épicas.

Uma scooter a 50 km/h acaba sendo tratada como uma motocicleta, porém sem documentação

Para entender a situação, é importante saber que, no Canadá, a regulamentação das scooters elétricas varia de município para município. Algumas cidades as permitem sob certas condições, enquanto outras, como Toronto, mantêm a proibição em vias públicas.

Mesmo assim, sua presença nas ruas é comum e as multas básicas por conduzi-las costumam ser relativamente razoáveis. Até aqui, tudo bem.

O problema que mais os irrita é quando a scooter deixa de se comportar como uma scooter e passa a se comportar como qualquer outro veículo, o que, obviamente, não é. Se um dispositivo ultrapassar o limite legal de velocidade e continuar a fornecer potência acima desse limite, deixa de ser considerado um veículo de mobilidade pessoal.

Para efeitos legais, enquadra-se numa categoria semelhante à de uma motocicleta, o que inclui, naturalmente, a exigência de carta de condução, seguro e especificações técnicas.

É aqui que a história, que se espalhou como fogo em palha seca, fica interessante: um homem estava "ziguezagueando" no trânsito, ultrapassando em meio a fortes chuvas e pilotando uma scooter que atingiu velocidades superiores a 50 km/h. Claramente, ele não havia cometido nenhuma das infrações mencionadas no parágrafo anterior. E estava em grandes apuros.

Toronto tem uma política ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Confirmado: Stellantis está indo contra a corrente e relançando um de seus melhores motores a gasolina na Europa

A Europa teve a ideia de lançar três robôs em um tubo de lava vulcânica, e agora a colonização da Lua ou de Marte está mais próxima do que nunca

Em 1986, um homem estacionou do lado errado da bomba de gasolina; naquele dia, ele resolveu um problema que era constrangedor para todos os motoristas

Adeus ao reinado da Yamaha TMAX: a Kawasaki já tem uma maxi-scooter híbrida pronta com um botão mágico que pode mudar tudo

A Ferrari jamais esquecerá a temporada de Fórmula 1 de 1982: o ano em que uma traição prenunciou a tragédia de Gilles Villeneuve

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade