Stellantis acumula novas indenizações na Espanha: além dos motores PureTech, agora pelos defeitos no AdBlue
A Stellantis enfrentou duas grandes polêmicas nos últimos anos: os motores PureTech e os problemas com o AdBlue. Os reparos custavam em média mais de 1.000 euros e chegavam a deixar o carro inutilizado.
A Stellantis enfrentou duas grandes polêmicas nos últimos anos, ligadas a seus motores e aos sistemas que garantem o funcionamento deles. Esses problemas estouraram nos últimos meses e estão obrigando a empresa a ampliar as garantias e oferecer mais cobertura aos clientes afetados.
Recentemente soubemos que a Stellantis se comprometeu a ampliar a garantia de seus motores PureTech de forma retroativa e a assumir os custos das reparações feitas entre 2022 e 2024, desde que fossem cumpridas algumas condições, como comprovar que as manutenções foram realizadas corretamente.
O outro problema que o grupo enfrenta está ligado às falhas nos sistemas de AdBlue de seus carros. Agora, a empresa promete oferecer uma cobertura especial para veículos das marcas Peugeot, Citroën, DS Automobiles e Opel/Vauxhall equipados com motores a diesel Euro 6.
No caso de quem já pagou por essa cobertura especial, agora os clientes podem pedir o reembolso do valor.
Os problemas com o AdBlue e a resposta da Stellantis
Na Europa, desde 2015 está em vigor a norma Euro 6 para todos os carros homologados a partir dessa data. Essa nova regulamentação de emissões obrigou as montadoras a instalar sistemas SCR (Redução Catalítica Seletiva) para diminuir o NOx (óxidos de nitrogênio) liberado na atmosfera.
O sistema SCR foi desenvolvido para transformar parte dos gases poluentes em nitrogênio e vapor de água. Na prática, trata-se de um catalisador instalado no escapamento. Esse catalisador funciona com AdBlue, um ...
Matérias relacionadas
Indústria automotiva perto de nova crise por falta de terras raras da China
O menor carro da Toyota foi renovado: um mini SUV confiável e cheio de personalidade