Ojai: o novo robotáxi da Waymo quer conquistar os EUA e destronar Tesla e Uber
Rebatizado às vésperas de estrear para o público, o veículo autônomo aposta em identidade própria, tecnologia refinada e expansão agressiva para virar o jogo no mercado de mobilidade
A Waymo decidiu que, para dar o próximo passo na corrida dos robotáxis, precisava começar pelo nome. O veículo autônomo desenvolvido nos últimos três anos em parceria com a chinesa Zeekr deixa para trás a sigla fria "Zeekr RT" e passa a se chamar Ojai — uma referência a uma pequena vila artística nas montanhas acima de Los Angeles. A pronúncia ("oh-hi") não é coincidência: quando o passageiro entrar no carro, será recebido com um simpático "Oh hi" seguido do próprio nome.
Oficialmente, a explicação é simples. Segundo a Waymo, o público americano não tem familiaridade com a marca Zeekr, o que poderia atrapalhar a aceitação do serviço. Extraoficialmente, abandonar o nome de uma montadora chinesa em um momento de tensões comerciais e políticas nos EUA também soa como uma decisão bastante pragmática.
A parceria entre Waymo e Zeekr começou em 2021, dentro do guarda-chuva do grupo Geely. Um ano depois, a empresa apresentou um conceito de robotáxi pensado do zero para mobilidade autônoma, baseado na arquitetura SEA-M da Zeekr, voltada a veículos do "futuro". Na época, o protótipo chamava atenção por não ter volante — algo que mudou no Ojai mostrado na CES 2026, agora equipado com direção tradicional.
Tecnicamente, o carro segue impressionando. O conjunto de sensores permanece o mesmo: 13 câmeras, quatro sensores lidar, seis radares, receptores de áudio externos e até minúsculos limpadores dedicados aos sensores. A diferença está nos ajustes finais: o visual ficou mais sóbrio, com a ...
Matérias relacionadas
Não tente isso em casa: brasileiros convertem Fiat Siena para hidrogênio sem trocar o motor original
O carro mais vendido na França em 2025 superou todos os seus concorrentes
Um Volvo S80 está estacionado no meio de um lago há 13 anos, e se tornou atração turística