Noruega quer túnel navegável para poupar navios de sua costa, mas esqueceu-se de algo ainda mais traiçoeiro: o custo
Governo quer repensar projeto devido ao seu custo, enquanto Parlamento pretende aprová-lo
Milhares de quilômetros com costas sinuosas, correntes marítimas, tempestades e uma geografia traiçoeira. A Noruega não facilita a vida dos marinheiros que navegam diariamente por sua costa carregados de mercadorias, peixes ou passageiros. Por isso, o país vem discutindo há algum tempo o empreendimento de uma obra ambiciosa num de seus pontos mais sensíveis, a Península de Stad. A ideia é atravessar a faixa de terra com um túnel de quase dois quilômetros de extensão, projetado especificamente para a passagem de barcos.
O problema é que as estimativas de custo não param de crescer nos últimos anos, o que levou o governo a recuar. Agora a ideia é engavetar o projeto.
Um túnel para navios?
É isso mesmo. Parece estranho, mal é normal. Afinal, o túnel de Stad é uma infraestrutura incomum, a primeira estrada subterrânea projetada para barcos. O que a Noruega planeja fazer é abrir um grande canal navegável de 1,7 km, com quase 50 m de altura (o espaço navegável será um pouco menor) e mais de 30 m de largura para atravessar a península de Stad, na província de Vestland, no oeste do país. A construção levaria cerca de quatro anos de obras.
O fato de quererem inaugurá-lo justamente em Vestland não é coincidência. Se a península de Stad se destaca por algo, é pelas suas más condições para os marinheiros: está exposta às intempéries e rajadas de vento do Mar de Stadhavet, sem ilhas próximas para amortecer o impacto, e as correntes também não facilitam a navegação. No site, o projeto lembra ...
Matérias relacionadas
Portugal quer deixar de depender do turismo; a solução: um cabo submarino conectado aos EUA