Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mecânico explica por que é perigoso encher o tanque de gasolina até a boca e como o conserto pode sair caro

Ao encher demais o tanque, sistema de recuperação dos vapores do reabastecimento pode ficar saturado

2 jul 2025 - 16h07
(atualizado em 2/7/2025 às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Sem dúvida, abastecer é muito simples: basta parar em um posto, estacionar ao lado da bomba, solicitar o serviço, esperar o frentista inserir a ponta da mangueira no tubo de abastecimento do tanque e puxar o gatilho e pronto, o combustível começa a fluir para dentro do reservatório.

Até aí, tudo bem. Depois de alguns minutos, a bomba corta o fluxo de gasolina, indicando que o tanque está cheio. No entanto, especialmente quando estamos na estrada, temos o hábito de pedir ao frentista que continue enchendo até ficar completamente cheio — um erro que, segundo especialistas, pode danificar nosso carro.

O tanque de gasolina possui um sistema a bordo de recuperação dos vapores do reabastecimento e um sistema de controle de emissões por evaporação, dois componentes que, se forem afetados, podem causar problemas. O primeiro é um reservatório revestido de carvão que ajuda a reduzir a quantidade de vapor de combustível que poderia escapar para o ar durante o abastecimento. O segundo componente retém os vapores de gasolina.

Porém, ao encher demais o tanque, esses sistemas podem ficar saturados de gasolina, causando mau funcionamento. Sistemas defeituosos podem fazer acender a luz de verificação do motor, o que pode resultar em uma visita à oficina mecânica — e em um conserto caro que poderia ter sido evitado. Além disso, filtros saturados podem afetar o desempenho do veículo e reduzir a eficiência do combustível.

O pior de tudo é que a maioria dos postos de gasolina está equipada com...

Veja mais

Matérias relacionadas

Colocaram o carro YU7 da Xiaomi numa pista de alta velocidade e o resultado foi os freios em chamas

Perguntaram a quase 4 mil donos de carros elétricos: voltariam a um carro a combustão? A resposta foi unânime

Nova bateria chinesa para carros elétricos é a primeira que não pega fogo nem explode — e pode começar a aparecer mais cedo do que você imagina

Maior lenda da Honda é homem que criou a Gold Wing; ele também projetou outras motos clássicas, incluindo uma fera da MotoGP

"Não tentem invadir nossos sistemas". Renault e outras quatro montadoras rompem com a Apple e não vão trazer o CarPlay Ultra

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade