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Indo contra a onda na Europa, a França ainda não mede a emissão de partículas na inspeção veicular 

A taxa de reavaliação aumentou na Alemanha para os veículos a diesel mais recentes e agora está sendo discutida a extensão dessas medidas para carros a gasolina e diesel mais antigos

9 out 2025 - 13h17
(atualizado em 9/10/2025 às 10h14)
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Foto: Xataka

O gigantesco recall de veículos a diesel da Ford na Europa é, em parte, consequência das novas normas aplicadas nos centros de inspeção veicular alemães. Desde 2023, a Alemanha testa os veículos a diesel e suas emissões de partículas de maneira mais precisa. Uma medida que os centros franceses não realizam, já que se limitam à opacidade da fumaça, mesmo teste feito no Brasil, embora essa medida tenha se tornado mais restritiva desde 2019.

Em agosto de 2023, a primeira leva de veículos a diesel foi submetida à medição de poluição na Alemanha e os efeitos foram rapidamente visíveis, segundo o TÜV (Technischer Überwachungsverein, que em alemão significa "Associação de Inspeção Técnica"). O órgão afirma que a redução das partículas finas no ar ambiente foi significativa em algumas áreas após a retirada de circulação de veículos cujas medições estavam muito distantes da homologação.

Medir também os veículos a gasolina?

Por enquanto, a Alemanha testa apenas os diesels recentes Euro 6 (variante VI). Entre agosto e outubro de 2023, 950.000 veículos foram avaliados e a taxa de reprovação apenas no teste de partículas finas já era de 3,4%. Esse índice foi para mais de 6% nos veículos com mais de dez anos.

"Qualquer pessoa que falhar na inspeção técnica deve levar imediatamente seu veículo à oficina para corrigir o defeito", explicou na época o responsável pelo desenvolvimento no TÜV. Mas o problema é que corrigir um defeito de partículas finas em um veículo recente pode se tornar muito ...

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