Em 1931, um engenheiro alemão construiu um trem com uma hélice de avião - ele quebrou um recorde mundial e acabou fracassando justamente por sua genialidade
230,2 km/h e uma enorme hélice de madeira: o zepelim ferroviário quebrou recordes Mas sua maior qualidade também se tornou seu maior problema
Em 1931, o engenheiro alemão Franz Kruckenberg desenvolveu o zepelim ferroviário, unindo a aerodinâmica da aviação aos trilhos. Muito mais leve que os modelos tradicionais, o veículo de 20 toneladas utilizava um motor de avião BMW com hélice traseira de madeira. A inovação quebrou recordes ao atingir 230,2 km/h e antecipou a alta velocidade ferroviária, embora sua genialidade e características peculiares tenham inviabilizado a continuidade comercial do projeto.
Muitas invenções, em retrospectiva, parecem erros.
E, no entanto, podem surgir como vislumbres do futuro.
Um caso que se encaixa em ambos os critérios é o zepelim ferroviário do engenheiro alemão Franz Kruckenberg. Uma carruagem prateada e aerodinâmica com uma enorme hélice de madeira na traseira - metade trem, metade avião.
Hoje, parece quase um retrofuturismo - ou algo que poderíamos chamar de dieselpunk.
Construído a partir da profunda convicção de que a alta velocidade não precisa estar atrelada a um meio de transporte específico, como um avião.
E, nesse aspecto, Kruckenberg estava certo.
Avião sobre trilhos
O fato de o zepelim ferroviário se parecer um pouco com um avião não é coincidência. Kruckenberg tinha origem na indústria da aviação. No entanto, no final da década de 1920, começou a adaptar alguns dos seus princípios ao setor ferroviário.
Leveza e mínima resistência ao ar graças a um formato aerodinâmico:
O zepelim ferroviário tinha pouco menos de 26 metros de comprimento, mas pesava apenas cerca de 20 toneladas. Para se ter uma ideia: o trem prussiano P 8 (BR 38), fabricado até o final da década de 1920, tinha 18,6 metros de comprimento, incluindo o tender, e pesava cerca de 130 toneladas totalmente carregado.
A versão recordista do zepelim ferroviário era movida por um motor de avião BMW de doze cilindros (um BMW VI), que por sua vez acionava uma hélice de madeira de freixo.
230,2 km/h sobre trilhos
A eficácia do conceito, pelo menos em termos de velocidade, foi ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.