Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Ele pilotou sua moto em uma perseguição de 100 quilômetros para que uma equipe de TV pudesse filmar o piloto habilidoso que ele era; acabou criando a marca chinesa mais extrema de todos os tempos

Zhang Xue passou de mecânico autodidata em um vilarejo de Hunan a um dos empreendedores mais influentes da indústria chinesa de motocicletas

27 jun 2026 - 10h07
Compartilhar
Exibir comentários
Zhang Xue passou de mecânico autodidata em um vilarejo de Hunan a um dos empreendedores mais influentes da indústria chinesa de motocicletas.
Zhang Xue passou de mecânico autodidata em um vilarejo de Hunan a um dos empreendedores mais influentes da indústria chinesa de motocicletas.
Foto: Xataka

Algumas pessoas parecem determinadas a sempre escolher o caminho mais complicado. Zhang Xue é uma delas. Ele é o fundador da ZXMOTO.

Aos quatorze anos, ele descobriu as motocicletas em um pequeno vilarejo em Hunan e decidiu que aquilo era a única coisa que queria fazer. Ele não vinha de uma família rica, nem havia estudado engenharia ou contava com uma grande equipe para lhe abrir portas.

O que ele tinha era uma oficina minúscula, onde passava os dias desmontando motores, limpando carburadores e remontando peças até entender como funcionavam... E foi assim que ele alcançou o sucesso.

Uma perseguição que parece cena de filme

Na verdade, ele não sonhava em fabricar motocicletas; tudo o que queria era correr. Por muito tempo, parecia que ele não alcançaria nenhum dos dois objetivos.

Em 2006, ele conseguiu convencer uma emissora de TV local a filmar uma apresentação de manobras. Era a oportunidade que ele esperava há anos.

Então começou a chover; os jornalistas guardaram as câmeras, entraram no carro e cancelaram a gravação. Fim da história. Ou, pelo menos, era o que eles pensavam.

Zhang colocou o capacete, ligou uma moto velha e saiu em disparada atrás do veículo deles. Ele percorreu mais de cem quilômetros — quase três horas — por estradas de montanha totalmente enlameadas, com uma única ideia na cabeça: fazê-los voltar. E, contra todas as probabilidades, ele conseguiu.

Quando retornaram, a apresentação não foi perfeita. Houve empinadas, derrapagens, saltos, inclinações acentuadas, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A China está exportando tantos carros para a Europa que enfrenta um problema: carros parados que não conseguem sair de seus portos

A BMW guardava um trunfo na manga para o seu novo i3 até hoje; agora, já sabemos o preço do carro elétrico com a maior autonomia do mercado

Um navio carregado de motocicletas afundou no Atlântico; pescadores as resgataram e acabaram vencendo o Isle of Man TT com elas

Ferrari registra patente para painéis fotovoltaicos retráteis em seus carros

GWM lança o ORA 5, primeiro SUV elétrico da marca no Brasil

Xataka
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra