Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dubai queria construir hipercarro definitivo com um motor de 5.000 cavalos para rivalizar com a Bugatti; a ideia não deu certo

Todos nós pensávamos no Devel Sixteen como um projeto impossível devido aos seus 5.000 cv de potência Estávamos errados: essa não era a parte mais complicada

4 jul 2025 - 10h07
(atualizado em 5/7/2025 às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Estamos cansados de ver disputas entre países como os Emirados Árabes Unidos ou a Arábia Saudita para ver quem tem o maior arranha-céu. Nessa disputa, podemos inserir ainda cidades como Neom, ou autênticas obras faraônicas ainda difíceis de assimilar, como The Line. Ou novos negócios promissores, como data centers.

Nessa diversificação dos negócios dos países produtores de petróleo, numa tentativa de se apresentarem ao mundo como nações líderes em múltiplos setores, o mercado automobilístico também não poderia ser esquecido.

Quando uma empresa de Dubai se lançou no projeto de criar seu próprio carro, não pensou em um veículo simples, prático para as massas e barato de produzir. Era preciso pensar em um hipercarro. Bugatti? Koenigsegg? Nada disso.

Era preciso criar um carro com potência.

Com muita potência.

5.000 cv eram suficientes?

Um motor sem rodas

Há mais de uma década, um carro era o centro das atenções no Salão do Automóvel de Dubai. Chamava-se Devel Sixteen, e sua proposta era muito simples: tornar-se o carro mais potente do mundo. Para isso, afirmaram que tinham claro que a receita precisava passar por um motor gigantesco.

Se você está sonhando, por que não sonhar com o maior? Um motor V16 de 12,3 litros e quatro turbos gigantescos para gerar 5.000 cv de potência. A promessa era que o carro poderia atingir uma velocidade máxima de 560 km/h. O projeto, em 2013, já parecia tão insano que parecia impossível de ser realizado.

Usar 16 cilindros em um veículo de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

"Preciso pedir desculpas". Red Bull demite novo piloto da F1 após apenas duas corridas e agora seu substituto está sendo massacrado com um carro pior

Elon Musk encontrou o responsável pela queda nas vendas da Tesla — e não é ele

Um homem devolveu seu carro alugado acreditando que estava tudo certo. Uma IA descobriu um microarranhão de 400 dólares

Roubaram a BMW R 1250 GS deste homem e ele a recuperou junto com outras 25 motos; salvação foi um rastreador GPS

Adeus ao melhor, mais interessante e mais bonito Peugeot dos últimos anos; Stellantis matou discretamente o Peugeot 508

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade