Chega de sistemas complicados: esta startup francesa está reinventando o recurso de piscar os faróis para sinalizar o perigo
A ideia central da RS-L é recolocar a comunicação visual e coletiva no centro da segurança rodoviária; O objetivo é uma sinalização simples e imediata, integrada à realidade dos condutores, sejam eles caminhoneiros, particulares ou motociclistas; A inovação oferece uma alternativa às abordagens de alta tecnologia, muitas vezes complexas demais, com o objetivo de sinalizar perigos na estrada
No coração de Charente-Maritime, uma inovação discreta, porém promissora, está ganhando espaço na segurança rodoviária. Émilien Maffeïs, fundador da startup RS-L, desenvolveu dois dispositivos simples e práticos concebidos para melhorar a comunicação entre condutores que enfrentam perigos na estrada. Estas ferramentas não pretendem ser uma revolução tecnológica espetacular, mas sim uma solução útil, conveniente e acessível a todos, que resgata, sem smartphones, o sentido de comunidade e apoio mútuo na estrada.
RSL V1, uma luz LED colorida para alertar para perigos
O primeiro dispositivo, o RSL V1, é um sistema de luzes de aviso instalado no interior do veículo. Funciona com um LED de alta intensidade de 3 watts alimentado por 12 volts por meio de uma simples ligação USB. Se um condutor detectar um perigo, seja ele estático, como um acidente ou obras na estrada, ou em movimento, como um ciclista ou uma criança, pode alertar imediatamente outras pessoas da estrada ativando um discreto comando remoto fixado com velcro no interior do veículo.
A mensagem visual é exibida usando um código de cores: verde para uma situação normal, vermelho fixo para um perigo permanente ou vermelho intermitente para um perigo em movimento. Este código universal foi projetado para ser compreendido instantaneamente, sem explicações longas e, principalmente, sem exigir que outros usuários da via possuam qualquer equipamento específico.
Essa simplicidade é intencional. O objetivo é também abordar as ...
Matérias relacionadas