Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Yangwang U9 Xtreme, que passa dos 490 km/h, vai ser vendido no Brasil

Supercarro U9 Xtreme terá apenas uma unidade oferecida em cada mercado fora da China onde a BYD, dona da marca de esportivos, tem operação

1 out 2025 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários

O U9 Xtreme, da Yangwang, marca de esportivos da BYD, acaba de cravar 496,22 km/h na pista do Automotive Testing Papenburg, na Alemanha. Com isso, superou o Bugatti Chiron Super Sport 300+. que chegou a 490,48 km/h em teste no circuito de Ehra-Lessien, também na Alemanha. Conforme o vice-presidente da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, uma única unidade do superesportivo chinês será vendida no País.

"Em outubro, vamos divulgar quem poderá comprar o U9 que vai ser vendido no Brasil", diz o executivo, dando a entender que há vários interessados no supercarro. Afinal, segundo a fabricante, o esportivo da Yangwang terá só 30 unidades produzidas. De acordo com a BYD, o supercarro tem sistema elétrico de 1200V, ante 800V dos modelos europeus mais modernos, por exemplo.

Trata-se do primeiro carro do mundo feito em série com esse sistema. Como resultado, é possível recarregar o conjunto de baterias, de 80 kWh de capacidade, de 30% a 80% em cerca de 10 minutos. Vale dizer que as baterias são Blade (produzidas pela BYD) de fosfato de ferro e lítio. Além disso, o carro tem quatro motores elétricos que podem girar a até 30 mil rpm.

BYD vai de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos

Conforme dados da marca, a potência total supera 3.000 cv. Além disso, embora a empresa chinesa não tenha divulgado o torque combinado, sites europeus especializados indicam cerca de 171 mkgf. Para comparação, em um Porsche 911 Turbo são pouco mais de 77 mkgf. Com esse conjunto, o U9 Xtreme pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos.

Para isso, o Yangwang U9 Xtreme tem tração nas quatro rodas, pneus de competição e suspensão DiSus-X recalibrada. Segundo a BYD, o sistema lançado em 2023 é o primeiro desenvolvido por uma marca chinesa de veículos. Essa solução controla a suspensão e a carroceria de forma integrada, o que garante maior segurança e conforto, informa a empresa. A DiSus-X também equipa o SUV grande Yangwang U8, por exemplo.

De acordo com dados da fabricante, o superesportivo mede 4,97 metros de comprimento e 2,03 m de largura. Assim, é maior que o 911 Turbo, cujas medidas são de, respectivamente, 4,43 m e 1,83 m. Porém, enquanto o peso do Porsche é de cerca de 1.600 kg, no Yangwang são quase 2,5 toneladas, sobretudo por causa do pacote de baterias. Seja como for, o modelo chinês tem várias peças feitas de fibra de carbono.

Yangwang U9 Xtreme terá preço milionário

De acordo com a BYD, o Yangwang U9 Xtreme "é o carro de produção mais rápido do mundo". Porém, assim como o francês Bugatti Chiron Super Sport 300+. o supercarro chinês obteve o registro em apenas em um dos sentidos da pista. Ou seja, não cumpriu a regra global para estabelecer recordes de velocidade por veículos, que considera a média obtida nas duas melhores passagens - ida e volta - da mesma pista.

Atualmente, a BYD do Brasil trabalha no lançamento da Denza, sua marca de carros de luxo. Além disso, devem vir ao País a Bao, e, evidentemente, a Yangwang. Embora a previsão de estreia da Denza seja em outubro, a apresentação para o grande público será em novembro, durante o Salão do Automóvel. A Bao só deve vir em 2026, assim como a Yangwang. Portanto, a vinda do U9 Xtreme ao País servirá como uma espécie de "esquenta". Não há informações sobre preços, mas a aposta é de que o superesportivo não saia por menos de R$ 2,5 milhões.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade