VW Tera chega à Argentina com motor descontinuado no Brasil
Versão argentina Trend usa motor 1.6 16v aposentado no Brasil por conta de emissões
No dia 12 de agosto, o Volkswagen Tera desembarcou oficialmente na Argentina, seu primeiro destino fora do país. Posicionado entre o Polo Track e o Nivus, o modelo já começa a ser distribuído nas concessionárias argentinas. Entretanto, com uma "novidade" sob o capô, inexistente no Brasil.
Enquanto no Brasil a motorização de entrada é o 1.0 TSI 170 (até 116 cv com etanol), na Argentina a versão mais barata resgata o antigo 1.6 16V aspirado de quatro cilindros, com 110 cv e 15,7 mkgf — motor já conhecido de Gol, Fox, Saveiro e Polo, mas aposentado no Brasil por não atender às normas atuais de emissões.
O 1.0 TSI também aparece por lá, mas limitado a 101 cv, sempre abastecido com gasolina e acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Aqui, além do 1.0 TSI com câmbio manual ou automático, a gama nacional ainda conta com o 1.0 MPI aspirado de três cilindros, até 84 cv e transmissão manual de cinco marchas.
Na versão argentina, importante item de segurança é opcional
No quesito segurança, há um corte importante: no Brasil, a frenagem autônoma de emergência (AEB) vem de fábrica em todas as versões. Na Argentina, só as configurações mais caras (High e Outfit) terão o sistema como item de série; nas versões Trend e Comfort ele será opcional.
A linha argentina terá quatro configurações. A Trend, mais básica, é a única com motor 1.6 aspirado e não traz ACC nem AEB de série. O pacote é simples, semelhante ao da 1.0 MPI brasileira: ar-condicionado manual, rodas de aço aro 16 e painel digital de 8 polegadas.
A Comfort traz o 1.0 TSI de 101 cv, câmbio automático, rodas de liga leve aro 16 diamantadas, difusores de ar traseiros, apoio de braço dianteiro, volante multifuncional revestido em couro sintético com aletas, além de espelhos de cortesia iluminados.
A High adiciona ACC, AEB, frenagem pós-colisão, assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego, rodas aro 17 diamantadas, ar digital automático, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, chave presencial, carregador por indução, painel digital de 10,25", câmera de ré, sensores dianteiros, bancos em couro ecológico, iluminação ambiente e luzes de cortesia.
No topo, a Outfit mantém quase tudo da High, mas com diferenciais visuais: teto preto, rodas aro 17 escurecidas e acabamento exclusivo nos bancos. No Brasil, esse pacote é opcional na High; na Argentina, é uma versão distinta.
Embora a Volkswagen não tenha revelado preços oficiais, concessionárias já trabalham com valores de pré-venda:
- Tera MSI Trend MT5 — 30.500.000 pesos (R$ 125.050)
- Tera 170 TSI Comfort AT6 — 34.500.000 pesos (R$ 141.450)
- Tera 170 TSI High AT6 — 37.500.000 pesos (R$ 153.750)
- Tera 170 TSI Outfit AT6 — 38.500.000 pesos (R$ 157.850)
A garantia será de três anos ou 100.000 km, e a faixa de preços mantém o mesmo posicionamento do Brasil, onde o Tera parte de R$ 105.890 na 1.0 MPI e chega a R$ 141.890 na High TSI automática.
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