Volkswagen anuncia ID. Polo e T-Cross elétrico e vai usar nomes consagrados na linha ID
Marca alemã muda estratégia para a linha de carros elétricos e vai usar nomes conhecidos; primeiro modelo da nova fase será o ID. Polo, com direito a versão GTI a bateria
Os próximos carros elétricos da Volkswagen vão resgatar nomes conhecidos e consagrados da marca alemã há décadas. O primeiro deles será o ID. Polo, já em 2026 e com versão GTI também a bateria. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (3) pelo CEO da montadora, Thomas Schäfer.
A nova geração do Polo elétrico e outros modelos, como o conceito ID.Cross, que antecipa o futuro T-Cross a bateria, serão revelados na próxima semana, na abertura do Salão do Automóvel de Munique. O ID. Polo deriva do conceito ID. 2all, que a marca revelou em março de 2023.
O Jornal do Carro antecipou a notícia há mais de dois anos, quando cravou que a marca chamaria de ID.Polo seu novo carro compacto elétrico. A mudança de estratégia reflete as baixas vendas da linha ID, incapaz de criar conexão à altura de nomes como Golf, Passat e o próprio Polo.
"Nossos nomes de modelos estão firmemente ancorados na memória das pessoas. Eles representam uma marca forte e incorporam características como qualidade, design atemporal e tecnologias para todos. Por isso estamos levando nossos nomes já consagrados para o futuro. O ID. Polo é apenas o começo", anunciou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.
Como será o ID. Polo e quando chega ao mercado
A montadora ainda não divulgou dados técnicos, o que deverá acontecer no Salão de Munique. Por ora, o que temos são as especificações do conceito ID.2all, que tem números interessantes. O motor elétrico dianteiro gera 226 cv de potência e produz aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 7 segundos.
Já a velocidade máxima do hatch atinge 160 km/h e a bateria - cuja capacidade não foi revelada - tem alcance de 450 km com a carga completa no ciclo global WLTP. O ID. Polo será o primeiro integrante da linha de elétricos a usar a plataforma MEB Entry, com tração dianteira e destinada aos modelos de entrada.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!