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Vendas de importados sem fábrica no Brasil crescem 15,6% em julho

Crescimento do mercado é visto com cautela por Associação de Fabricantes que defende alta nos impostos de importação

15 ago 2025 - 17h58
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A participação dos carros importados aumentou no Brasil no primeiro semestre de 2025. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea. Foram emplacados 228.472 unidades vindas de fora do País, 15,6% a mais do que no mesmo período do ano passado.

As vendas de veículos nacionais avançaram apenas 2,6% no mesmo período, para efeito de comparação. Também para se ter uma ideia da escala do crescimento, em todo o ano de 2022, foram vendidos 273 mil unidades importadas, pouco mais do que as quase 230 mil apenas do primeiro semestre deste ano.

A responsável pela alta foi a nova onda de crescimento dos modelos vindos da China. O volume de carros vindos de lá aumentou 37,2% em relação a 2024, para 70.695 unidades no primeiro semestre de 2025. A Argentina continua o principal exportador de carros para o Brasil e fechou o semestre com 102.805 unidades, também com alta de 13,6%.

A projeção da Anfavea é que cerca de 200 mil carros chineses cheguem ao Brasil em 2025. No entanto, isso é visto com preocupação pela entidade. Segundo o presidente da Anfavea, Igor Calvet, a alta nos carros vindos de fora pode "aprofundar o processo de desindustrialização".

No entanto, nenhuma montadora nacional anunciou recuo nos investimentos já confirmados para a produção local, da ordem dos R$ 180 bilhões para 2025. Ainda assim, Calvet busca o aumento dos impostos de importação para frear a entrada principalmente dos chineses e tentar manter a competitividade dos modelos nacionais.

Imposto de importação para até 50 mil carros por ano cairá de 35% para 17,5%.
Imposto de importação para até 50 mil carros por ano cairá de 35% para 17,5%.
Foto: Nilton Fukuda / Estadão / Estadão

Exportações em alta

A retomada no crescimento do mercado argentino puxou a alta de 60% nas exportações registrada no semestre. Apenas para o país vizinho o crescimento foi de expressivos 183,1%, alta também registrada para três dos cinco principais mercados destino dos carros brasileiros. Apenas México e Uruguai registraram queda.

No total, foram produzidos 1.226.663 unidades no Brasil no primeiro semestre de 2025, alta de 7,8% em relação ao mesmo período de 2024 mesmo com queda pelo segundo mês consecutivo. Em junho, a retração foi de 6,5%, com 200 mil unidades, e em maio de 5,9%, com 214 mil carros produzidos.

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Estadão
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