PUBLICIDADE

Toyota SW4 ganha sistema híbrido que pode chegar ao Brasil

Vendido na África do Sul como Fortuner, Toyota SW4 ganha da picape Hilux um sistema híbrido-leve que ajuda a economizar combustível

19 abr 2024 - 07h30
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Toyota SW4 híbrido
Novo Toyota SW4 híbrido
Foto: Toyota/Divulgação

O Toyota SW4 acaba de ganhar uma novidade importante na África do Sul. Seguindo os passos da picape Hilux, o SUV de 7 lugares – que no país africano se chama Toyota Fortuner – passa a oferecer um inédito sistema híbrido-leve. Com melhorias no desempenho e no consumo de combustível, o novo Toyota SW4 MHEV pode chegar ao Brasil em breve.

Trata-se do mesmo sistema híbrido-leve de 48V que estreou no fim do ano passado na Hilux vendida na Europa e na Oceania. Nele, o conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 500 Nm é auxiliado por um gerador de partida de 48V com 16 cv e por uma bateria carregada pelo alternador e pela energia cinética em frenagens.

Novo Toyota SW4 híbrido
Novo Toyota SW4 híbrido
Foto: Toyota/Divulgação

O objetivo é reduzir o consumo de combustível e manter o funcionamento de alguns recursos do carro ao desligar o motor a combustão ou em situações específicas. De acordo com a Toyota, a diferença chega a 5% em relação ao SUV somente a combustão. Esteticamente, não houve mudanças no SW4.

Além disso, o SW4 também manteve o atual câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração 4x4 com as funções 4x2 e 4x4 reduzida. A chegada do sistema híbrido também marca o início da eletrificação da dupla SW4 e Hilux, que terão versões 100% elétricas na próxima geração. 

Novo Toyota SW4 híbrido
Novo Toyota SW4 híbrido
Foto: Toyota/Divulgação

Depois da África do Sul, o novo Toyota SW4 híbrido deve estrear em alguns mercados asiáticos. Posteriormente, esse sistema também pode ser aplicado tanto no SUV como na Hilux produzidos na Argentina e vendidos no Brasil, já a partir do ano que vem. Vale lembrar que a Toyota pretende eletrificar toda a sua linha no mercado brasileiro até 2027.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade