Toyota FJ 2026 estreia no Japão, lembra Renegade e pode chegar ao Brasil
Jipinho tem partes intercambiáveis para facilitar reparos, visual 4x4 e é feito sobre a mesma plataforma da picape Hilux Champ, já registrada no INPI
A Toyota revelou na noite da última segunda-feira (20), no Japão, o novo Land Cruiser FJ, um SUV que aposta na nostalgia, na robustez e na vocação off-road para conquistar o público. Embora carregue o nome da tradicional família Land Cruiser, o modelo segue um caminho próprio, mais acessível e voltado a mercados emergentes como o sudeste asiático, a África e a América do Sul.
A base técnica é a plataforma IMV, a mesma da picape Hilux Champ, conhecida como a "Hilux de baixo custo". Essa escolha reforça a expectativa de que o modelo possa ser produzido na Argentina, de onde também sai a Hilux vendida no Brasil.
Visualmente, o Land Cruiser FJ adota um estilo retrô, com carroceria repleta de linhas retas e acabamento em plásticos robustos, remetendo aos clássicos da marca. Com 4,57 metros de comprimento, 2,58 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,96 m de altura, o SUV leva até cinco ocupantes e tem dimensões próximas às do Land Rover Defender 90.
O motor é um 2.7 de quatro cilindros a gasolina, com 163 cv e 25,1 mkgf, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas e tração 4x4.
Para os nostálgicos, há faróis redondos opcionais inspirados no Land Cruiser original e no Bandeirante brasileiro. A estrutura da plataforma recebeu reforços na suspensão para maior estabilidade e durabilidade no fora de estrada.
E, para completar a experiência aventureira, a Toyota apresentou o Land Hopper, um triciclo elétrico dobrável pensado para explorar terrenos onde o SUV não chega. O público verá o novo FJ de perto no Japan Mobility Show 2025, entre 30 de outubro e 9 de novembro, enquanto o início das vendas está previsto para 2026.
E por aqui?
Ainda que não haja confirmação oficial sobre a chegada do Toyota Land Cruiser FJ ao Brasil, há sinais animadores. A Hilux Champ, que serve de base para o novo SUV, já foi registrada duas vezes no país, o que indica que sua arquitetura está sendo considerada para o mercado nacional.
Caso se concretize, o FJ poderia preencher uma lacuna importante deixada pelo antigo SW4 com motor aspirado, assumindo o papel de SUV de entrada com tração 4x4 dentro da linha Toyota. Nessa faixa, ele disputaria espaço com o Suzuki Jimny e as versões mais completas do Renault Duster 4x4.
Com dimensões maiores, motor mais potente e proposta versátil, o Land Cruiser FJ se posicionaria acima do Jimny, mas ainda abaixo de SUVs médios como o SW4, uma faixa estratégica para quem busca aventura, robustez e conforto em um mesmo pacote.
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