SUVs Volkswagen: Tera TSI de R$ 118.900 ou T-Cross Sense de R$ 120.000?
Dois Volkswagen com preços quase iguais pedem decisão racional. Veja o que eles têm em comum, onde cada um vence – e para quem vale a compra
Todo mundo está falando do Tera, mas dentro da própria Volkswagen existe uma versão do T-Cross que bate de frente com a novidade, ambos na faixa de R$ 120 mil. O Tera é um crossover urbano, o T-Cross é um SUV compacto. Neste comparativo, consideramos dados técnicos fornecidos pela Volkswagen e pelo Inmetro. Na dirigibilidade, ambos são bons, mas há diferenças importantes que comentamos a seguir.
Visão geral sobre o Tera TSI o T-Cross Sense
Tera TSI – novo crossover compacto de perfil urbano, voltado a quem quer a eficiência de um hatch com visual aventureiro e preço competitivo.
- Preço: R$ 118.890 com 116 cv e câmbio manual de 5 marchas
T-Cross Sense – SUV compacto de entrada, pensado para quem busca conforto, câmbio automático e posição de dirigir elevada.
- Preço: R$ 119.990 com 128 cv e câmbio automático de 6 marchas
O que é igual (ou muito parecido) nos dois carros
Mecânica e rodas – motor 1.0 turbo de três cilindros, freios a disco nas quatro rodas, suspensão, rodas aro 16, pneus 205/60 e estepe temporário.
Desempenho – ambos aceleram de 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos e chegam a cerca de 190 kmh.
Itens-chave de série – multimídia VW Play com tela de 10,1” e Android Auto/Apple CarPlay, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, sensores de estacionamento traseiros e ancoragem Isofix no banco traseiro.
Onde o Tera leva vantagem
Consumo – na cidade o Tera é 6% mais econômico: faz 8,6 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina. Na estrada a vantagem do Tera é de apenas 2%: faz 10,3 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina.
Comportamento dinâmico – centro de gravidade 10 cm mais baixo e menor massa (-129 kg) favorecem estabilidade e controle em curva.
Onde o T-Cross leva vantagem
Torque e dirigibilidade – motor mais forte (200 Nm, maior potência (128/116 cv) e câmbio automático de 6 marchas são idais para o uso diário e também favorecem utilização na estrada.
Espaço interno – mais comprido (6,7 cm), mais alto (9,3 cm) e com maior distância entre-eixos (8,5 cm), o T-Cross tem o banco traseiro mais cômodo para três ocupantes.
Porta-malas – são 23 litros de diferença a favor do T-Cross: 373 contra 350 litros (VDA). O T-Cross tem teóricos 420 litros de capacidade e o banco traseiro bipartido. A Volkswagen não divulgou a capacidade teórica do bagageiro do Tera.
Conforto – posição de dirigir mais alta, melhor acesso e, principalmente, câmbio automático; ideal para uso urbano ou familiar.
Versatilidade – banco traseiro bipartido e reclinável, sistema Start-Stop e tomada 12V adicional.
Multimídia e conectividade
Tera TSI – tela de 10,1”, Android Auto/Apple CarPlay com cabo, 4 alto-falantes, Bluetooth e USB-C dianteira.
T-Cross Sense – mesma tela VW Play de 10,1”, mas com App-Connect wireless e antena GPS.
Quem vence? T-Cross, por oferecer integração sem fio e uso mais prático no dia a dia.
Segurança
Estrutura e airbags – ambos com 6 airbags, controle de estabilidade e tração e Isofix.
- ADAS – Tera: frenagem autônoma de emergência (AEB), reconhecimento de pedestres e detector de fadiga.
- ADAS T-Cross: os mesmos sistemas (AEB, detector de fadiga, reconhecimento de pedestres) e Start-Stop.
Extras – nenhum dos dois traz câmera de ré nem sensores de estacionamento dianteiros.
Conforto e comodidades
Tera TSI – ar-condicionado manual, bancos e laterais em tecido, ajuste de altura para o motorista, volante multifuncional com regulagens de altura e profundidade, chave comum e espelhos com função tilt-down.
T-Cross Sense – ar-condicionado manual, bancos em tecido, volante multifuncional com regulagens, chave convencional, função Start-Stop e banco traseiro bipartido.
Veredicto do Guia do Carro
Do ponto de vista da racionalidade, vitória incontestável do T-Cross Sense, que é um carro superior, de porte-maior e totalmente consolidado no mercado de usados por ser o líder de vendas dos SUVs há quase três anos. A diferença de R$ 1.100 é irrisória e pode ser tirada numa conversa na concessionária, pois as montadoras estão matando cachorro a grito nessa altura do ano. Mas atenção que o T-Cross teve paralisação na produção e talvez seja mais difícil de achar.
- Compre o Tera TSI se… você quer estar na moda, quer um carro mais bonito e dá prioridade ao consumo urbano.
- Compre o T-Cross Sense se… sua prioridade é conforto, espaço e a praticidade do câmbio automático. Ele é mais prático na cidade, mais seguro na estrada e mais confortável no dia a dia.