Significado dos números e letras dos pneus: tudo o que você precisa saber
Guia elaborado pelo e-commerce PneuStore explica significado das marcações nos pneus e orienta sobre medidas, carga, velocidade e segurança
Você sabe o que significam as letras e números gravados no pneu do seu carro? Eles trazem informações essenciais sobre segurança, desempenho e aplicação correta do modelo, mas ainda são pouco compreendidos pela maioria dos motoristas. Pensando nisso, a empresa PneuStore, que atua no e-commerce de pneus, preparou um guia explicativo sobre cada marcação.
Confira o guia completo sobre os pneus
Entre os principais pontos encontrados na lateral dos pneus, estão: largura, perfil, estrutura, carga, velocidade e aplicações especiais. Todos eles são definidos por convenções internacionais obrigatórias em todos os modelos. Na lateral de cada pneu, uma sequência padronizada de letras e números revelam informações cruciais sobre segurança, desempenho, resistência e aplicação correta do modelo.
Composição padrão dos pneus
A nomenclatura mais comum mostra os números em sequência, como 205/55 R16 91V e traz múltiplas informações técnicas, que seguem regulamentações internacionais. O primeiro indicador da sequência é a largura da banda de rodagem do pneu em milímetros, medido de uma lateral à outra. Exemplo: 205 mm = 20,5 cm.
O segundo é a medida de perfil, que corresponde à altura da lateral ou flanco do pneu em porcentagem em relação à largura da banda de rodagem. No exemplo 205/55, a altura do flanco é 55% de 205 mm, ou seja, 112,75 mm.
Tipo de construção do pneu também pode variar
A próxima informação é sobre o tipo de construção, representado por uma letra (R), em casos de modelos Radiais, ou por um traço (-) quando a construção é Diagonal: Radial é o modelo mais comum atualmente, com cordonéis dispostos paralelamente ao sentido. Sua posição perpendicular ao sentido de rodagem garante maior estabilidade, rendimento quilométrico e conforto.
Já o pneu do tipo Diagonal, uma tecnologia mais antiga, está mais presente no segmento agrícola ou em veículos antigos de coleção. A carcaça é composta de lonas têxteis dispostas em camadas no sentido diagonal. O próximo número após a letra representa o diâmetro interno do pneu em polegadas, correspondente ao tamanho da roda. No exemplo, o pneu é montado em rodas de 16 polegadas.
Índices complementares obrigatórios
Além da identificação básica, o pneu traz os índices de carga e velocidade suportados que definem os limites operacionais. São representados por uma sequência de números e letras, sendo o numeral para o peso e a letra para velocidade. Em nosso exemplo, 91V, significa que o pneu suporta 615 kg e tem velocidade limite estipulada em 240 km/h.
Normas de segurança e compatibilidade
De acordo com entidades do setor, como a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), é essencial respeitar os códigos originais recomendados pelo fabricante do veículo. Substituições inadequadas podem comprometer a frenagem, a direção e até mesmo a integridade da suspensão.