Review: Nissan Versa Sense mostra foco em custo-benefício
Testamos o Nissan Versa Sense por uma semana no RJ e descobrimos porque ele é o sedã queridinho entre os taxistas e motoristas de aplicativo
Vendido no Brasil desde 2011, o Nissan Versa sempre esteve entre os queridinhos entre os taxistas e motoristas por aplicativo por conta do amplo espaço interno e porta-malas generoso. No entanto, se a primeira geração do sedã não agradava pelo visual, o mesmo não pode ser dito do atual Nissan Versa, que traz linhas bem equilibradas. Mas será que é o suficiente para se destacar em meio ao mar de SUVs compactos no mercado?
Testamos por uma semana no Rio de Janeiro (RJ) o Nissan Versa Sense, versão de entrada do sedã compacto da marca japonesa, para descobrir. Custando R$ 117.990, a configuração Sense é a mais em conta do Versa, que é importado do México. Ele também custa o mesmo que o Nissan Kicks Play Sense produzido em Resende (RJ).
Ao volante, o Nissan Versa mostra que é um carro voltado ao conforto. A posição de dirigir é boa, e o volante tem boa empunhadura, embora não tenha revestimento em couro. Sob o capô, todas as versões do sedã trazem o motor 1.6 flex aspirado de 110/113 cv (gasolina/etanol) e 146/149 Nm (g/e), sempre com câmbio automático do tipo CVT.
O desempenho não empolga, uma vez que é voltado para a eficiência e economia de combustível. No entanto, o Versa é um carro ágil em situações e trechos urbanos, seu habitat natural. Na estrada ou ao pisar mais fundo no acelerador, o ruído do motor e do câmbio CVT invadem a cabine de forma mais pronunciada. Em números, o Nissan Versa Sense vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e chega a 180 km/h.
A direção elétrica é bem ajustada e direta, ajudando em manobras. A suspensão filtra bem os impactos, e a carroceria não inclina muito em curvas. No entanto, a dianteira mais baixa exige atenção maior ao entrar em rampas e valetas. Durante nosso teste de uma semana, obtivemos uma média de consumo de 10,8 km/l com gasolina, alternando entre trechos urbanos e rodoviários.
O design agrada mesmo na versão de entrada. Lançada em 2020 e reestilizada em 2023 no Brasil, a atual geração do Nissan Versa traz linhas mais esportivas e modernas, que o fazem parecer uma versão menor do sedã médio Sentra. Nesta versão, os faróis contam com luzes halógenas, mas já há sensor crepuscular e faróis de neblina.
Na versão mais cara, as luzes são em LED. Na versão Sense, os retrovisores com ajustes elétricos trazem acabamento em plástico preto, mas as maçanetas são pintadas na cor da carroceria. Também há rodas de liga-leve de 15” e piscas laterais nos para-lamas. Nas versões mais caras, as rodas são de até 17” e os repetidores de seta passam para os retrovisores. Cromados? Apenas em detalhes da grade frontal.
Na traseira, as lanternas são halógenas e invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Por dentro, o acabamento conta com peças em plástico rígido e bons encaixes, apesar de ser simples. Na versão Sense, a parte central do painel conta com um acabamento em plástico azul que imita a peça revestida em couro sintético das versões mais caras. Até mesmo as imitações de costuras estão por lá.
Visualmente, no entanto, o conjunto agrada. O painel de instrumentos desta versão não traz o display central de 7”, tendo apenas uma pequena tela de 3,5” e mostradores analógicos. A central multimídia de 7” conta com conectividade Android Auto e Apple CarPlay via cabo e tem funcionamento intuitivo.
Outro ponto positivo são os botões físicos para o acionamento de algumas funções rápidas. No entanto, ela poderia ter uma tela maior e de maior resolução, assim como a conectividade sem fio para o espelhamento do smartphone, um recurso que alguns carros mais em conta do que o Versa já oferecem. O ar-condicionado é analógico.
O espaço interno é um dos destaques do Nissan Versa. Na traseira, é possível acomodar ao menos 2 adultos confortavelmente, uma vez que o espaço para as pernas é bem amplo, embora seja um pouco menor do que na geração anterior. Os bancos são bem confortáveis, e nesta versão são revestidos em tecido. Eles também contam com a tecnologia Zero Gravity, desenvolvida em parceria com a Nasa.
O porta-malas acomoda bons 466 litros. O Nissan Versa mede 4,49 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,47 m de altura. O entre-eixos é de 2,62 m. Dentre os itens de série, a versão de entrada Sense já conta com chave presencial, direção elétrica, partida por botão, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme, seis airbags, freios ABS, controles de tração e de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro e alerta de colisão frontal com assistente de frenagem.
Apesar do preço de tabela de R$ 117.990, o Nissan Versa Sense pode ser encontrado por valores mais baixos nas concessionárias da marca japonesa, especialmente na modalidade de vendas diretas para frotistas e taxistas. Em nosso teste, ele se mostrou um carro bem confortável e espaçoso, e a confiabilidade do conjunto de motor e câmbio jogam a favor do Versa.
Além disso, a lista de equipamentos já traz o essencial. Em conclusão, o Nissan Versa Sense é uma boa opção de compra para quem busca um carro espaçoso para o uso em cidades e que quer fugir dos SUVs compactos. Ele também é uma opção ideal para quem já tem ou teve um Versa, e evoluiu bastante em relação ao modelo anterior.