Review: Fiat Titano Ranch 2026, agora sim, é uma picape completa
Dirigimos por uma semana a picape reformulada, que agora é fabricada na Argentina, tem motor 2.2, câmbio de 8 marchas e boa suspensão
Dirigimos a picape Fiat Titano Ranch 2026 por uma semana, tempo suficiente para ver que ela mudou não apenas seu local de fabricação – trocou o Uruguai pela Argentina – mas também sua categoria. Ao contrário da picape de estreia, que tinha um ajuste de suspensão muito duro, a Titano 2026 se tornou muito mais confortável na rodagem. Isso coloca a Fiat definitivamente no jogo das picapes médias grandes.
Carroceria sobre chassi diferencia a Titano da Toro
Para quem gosta das picapes da Fiat e quer passar da Toro para uma caminhonete maior, a grande diferença entre elas é o tipo de fabricação. A Titano usa carroceria sobre chassi, portanto é muito mais robusta e pode enfrentar modelos consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A Toro é um automóvel com caçamba, pois tem carroceria monobloco.
O que é novo
- Motor Multijet 2.2 com 200 cv e 450 Nm de torque, mais potente e econômico do que o anterior.
- Câmbio automático de oito marchas, com trocas suaves e bom escalonamento.
- Sistema de tração com quatro modos de condução (Normal, Sport, Snow e Sand).
- Suspensão e direção recalibradas para maior conforto e estabilidade.
Além disso, a versão Ranch – topo de linha – passa a contar com alguns itens ADAS: piloto automático adaptativo stop & go, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa.
- Quadro de instrumentos com tela colorida de 7’’ e multimídia de 10’’ com Apple CarPlay™ e Android Auto sem fio.
- Rodas de liga leve diamantadas de 18” com pneus 265/60 R18 e sensor de pressão dos pneus.
- Central multimídia com tela tátil de 10”, comandos de voz, Bluetooth, MP3 e rádio AM/FM.
O que nós gostamos
- Desempenho muito superior: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, contra 12,4 segundos do modelo anterior.
- Câmbio automático de oito marchas melhorou a resposta e o conforto ao dirigir.
- Direção elétrica e suspensão recalibrada deixaram a picape realmente mais confortável em qualquer tipo de terreno (mas ainda é um exagero compará-la com a Ford Ranger).
- Consumo na cidade passou de 8,5 para 9,9 km/l e na estrada foi de 9,2 para 10,8 km/l.
O que pode melhorar
- O painel como um todo e a central multimídia em particular não têm nada a ver com a Fiat, pois é oriundo dos carros da Peugeot.
Veredicto
A Titano Ranch 2026 é uma picape completamente renovada – mais rápida, mais confortável e mais eficiente. O conjunto mecânico atualizado e principalmente o novo ajuste de direção e suspensão tornaram a caminhonete da Fiat, agora sim, completa. Pode disputar espaço para quem busca custo-benefício sem ficar muito distante dos principais modelos da categoria.