Renault Kardian marca cinco estrelas no Latin Ncap
Hatch é primeiro Renault nacional a conquistar feito; VW Taos também é testado e gabarita
O Renault Kardian conquistou a pontuação máxima na nova bateria de testes do Latin NCAP, entidade responsável por aferir o nível de segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe. Na avaliação mais recente, o SUV compacto atingiu cinco estrelas, o patamar mais alto da metodologia do órgão. Além disso, o SUV médio VW Taos também passou pelo teste.
Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo passou por análises que incluem colisões frontal e lateral, impacto lateral em poste, verificação de risco de lesões cervicais e capacidade de proteção a pedestres. Além disso, sistemas como Controle Eletrônico de Estabilidade, Frenagem Autônoma de Emergência e Assistente de Velocidade também foram colocados à prova.
Segundo o Latin NCAP, o Kardian registrou 83% de proteção para adultos, 83% para crianças, 73% para pedestres e 84% nos recursos de assistência à condução. Esses números representam um avanço importante em relação ao teste de dezembro de 2024, quando o veículo havia recebido quatro estrelas e apresentado desempenho insuficiente na proteção de pedestres, então avaliada em 48%.
Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Kardian passou por uma bateria ampla de verificações, que incluíram colisões frontal e lateral, impacto lateral contra poste, análise de risco de lesões cervicais e avaliação de segurança para pedestres. Além disso, sistemas como Controle Eletrônico de Estabilidade, Frenagem Autônoma de Emergência e Assistência à Velocidade também foram examinados.
O relatório do Latin NCAP detalha que motorista e passageiro tiveram boa proteção para cabeça e pescoço, embora o tórax do motorista tenha apresentado apenas desempenho marginal. As canelas de ambos os ocupantes receberam avaliação adequada no lado esquerdo e boa no lado direito, enquanto a área dos pés foi classificada como instável. Por outro lado, a estrutura do veículo manteve-se estável, demonstrando capacidade para suportar cargas maiores.
Nos ensaios de impacto lateral, o Kardian 2026 garantiu boa proteção para cabeça, abdômen e pelve, com resultado apenas adequado para o tórax. No impacto lateral contra poste, o cenário se repetiu: níveis elevados de proteção para cabeça, abdômen e pelve, mas proteção marginal para o tórax. Já no teste de chicotada cervical, a proteção ao pescoço foi considerada marginal.
Volkswagen Taos crava cinco estrelas novamente
O Volkswagen Taos, montado no México, também passou por uma nova rodada de avaliações. O utilitário esportivo, que já havia alcançado cinco estrelas em 2021, confirmou novamente o desempenho máximo após receber atualização visual e reforços no conjunto de segurança.
A marca submeteu o modelo voluntariamente a uma revalidação, com foco especial em proteção a pedestres, nos sistemas de Frenagem Autônoma de Emergência e em tecnologias recém-adicionadas, como o detector de ponto cego (BSD) e o assistente de permanência em faixa (LSS).
Com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e AEB como itens padrão, o Taos obteve 90,69% de proteção para adultos, 89,80% para crianças, 67,67% para pedestres e 92,15% no grupo de assistências. Essa nova classificação se aplica às unidades fabricadas a partir de 28 de outubro de 2024 e identificadas pelo VIN 3VV9P6B26SM000641.
Durante os ensaios, a estrutura se manteve estável no impacto frontal, embora o tórax do motorista tenha recebido avaliação marginal. No impacto lateral, o desempenho foi completo, enquanto o teste de impacto lateral contra poste mostrou bons níveis de proteção para cabeça, abdômen e pelve.
O AEB para uso urbano alcançou a pontuação máxima; já as versões voltadas a detecção de ciclistas e pedestres (VRU) e ao uso em vias de maior velocidade apresentaram boa performance, apesar de não atingirem o topo. O sistema de monitoramento de ponto cego também alcançou nota máxima.
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