Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Renault Boreal é revelado no Brasil para brigar com Corolla Cross e Compass

Desenvolvido no Brasil, inédito Renault Boreal estreia com status de SUV médio global e chegará ao mercado brasileiro ainda em 2025

10 jul 2025 - 10h30
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

Este é o inédito Renault Boreal. Depois de meses de expectativa e flagras do modelo em testes, a montadora francesa revelou oficialmente o Boreal nesta quinta-feira, 10. Com motor 1.3 turbo flex de 163 cv, o novo SUV médio chegará oficialmente às lojas no último trimestre deste ano com um papel importante para a Renault do Brasil: brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Você dirige, o Terra e a Porto Serviços cuidam do resto. Reboque, chaveiro, troca de pneu e muito mais, com atendimento 24 horas. A partir de R$ 49,95 por mês!

Projetado no Brasil, o Renault Boreal é o segundo carro feito sobre a plataforma modular RGMP, a mesma base do Kardian e que também será utilizada pela futura picape Niagara. Ele estreia com a missão de fortalecer a presença da Renault no segmento médio no Brasil, após anos investindo em modelos de menor valor agregado, e faz parte do International Game Plan 2024-2027 da Renault.

Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

O Renault Boreal também chega como um carro global, já que será produzido em São José dos Pinhais (PR), de onde será vendido no Brasil e exportado para outros 17 países da América Latina. Ele também será produzido em Bursa (Turquia), de onde chegará a outros 54 mercados da África, Oriente Médio e Europa Oriental.

O design é um dos destaques do Renault Boreal. Desenvolvido pelo time de design e engenharia brasileiros em parceria com a equipe da Renault na França, o Boreal tem visual que lembra os SUVs europeus da marca, mas conta com linhas inéditas. Na dianteira, o conjunto óptico em LED é bipartido, com os faróis principais na parte inferior e o DRL acima e em parte da grade.

Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

Por falar na grade frontal, ela traz detalhes na cor da carroceria e em black piano, e conta com pequenas entradas em formato de diamante. No centro, o logotipo da Renault fica em destaque. Na lateral, as rodas são de até 19” e contam com acabamento diamantado na versão topo de linha. Também há rack de teto e pintura biton contrastante no teto, ao menos na versão mais cara.

Nos para-lamas, as caixas de roda trazem apliques em plástico preto. As maçanetas das portas traseiras são posicionadas na coluna “C”, próximo à janela. Este recurso deixou o design lateral do inédito Renault Boreal mais limpo. Ainda na terceira coluna, também há um detalhe tridimensional com acabamento em cromo acetinado. Na parte de trás, as lanternas em LED são finas e invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. 

Fechando o conjunto, há o logotipo da Renault e o nome Boreal centralizado. Medindo 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,65 m de altura, o Renault Boreal é um pouco maior do que o Jeep Compass. O entre-eixos é de 2,70 m. Apesar das medidas semelhantes às do Dacia Bigster europeu, a Renault ressaltou que ambos são modelos distintos, e que nenhuma chapa da carroceria é igual entre os dois modelos.

Trata-se de uma solução semelhante à do Kardian, que apesar de trocar todas as peças de estamparia da carroceria e ter estilo Renault, ainda compartilha alguns traços com o Dacia Sandero, apesar de não serem derivados um do outro. Por dentro, o Renault Boreal traz materiais refinados, com superfícies emborrachadas no painel e na parte superior das portas dianteiras.

Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

Também há detalhes metalizados e iluminação ambiente com 48 cores. O destaque fica para o painel digital OpenR e a central multimídia, ambos com telas de 10”. Eles contam com visual integrado, que foi inspirado nos modelos Renault 5 E-Tech elétrico e do Renault 4 E-Tech elétrico europeus. O Renault Boreal é o primeiro carro produzido no Brasil a contar com o sistema Google Automotive Services.

Ele integra o sistema e os aplicativos da Google diretamente ao carro, que oferece os serviços Google Maps, Google Play e Google Assistente de forma nativa. Ou seja, é possível espelhar mapas diretamente no painel, baixar aplicativos ou utilizar o sistema de voz da Google para pedir algumas funções do veículo, como a velocidade ou a temperatura do ar-condicionado. 

Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

Também é possível utilizar o YouTube ou um navegador de internet com o veículo parado. Dependendo da versão, o Renault Boreal conta com bancos revestidos em couro na cor azul e com ajustes elétricos para o motorista e passageiro dianteiro. Para o condutor, também há a função de massagem. O espaço interno é bem amplo, e há diversos porta-objetos e apoio de braço central no banco traseiro.

O console central conta com refrigeração e há saídas de ar traseiras, além de portas USB tipo C. A alavanca de marchas é em formato joystick, e o freio de estacionamento é eletrônico. Também há um botão seletor dos perfis de condução (Eco, Confort, Sport, Smart e Personnel). O porta-malas leva bons 522 litros e conta com sistema de piso em dois andares. Ao rebater os bancos bipartidos, o volume chega a 1.279 litros.

Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

A Renault não detalhou a lista de equipamentos de série, mas a versão topo de linha também traz sistema de som Harman-Kardon com 10 alto-falantes, ar digital dual zone, teto solar panorâmico, câmera 360º, park assist, carregador por indução e pacote ADAS com 24 sistemas de assistência ao motorista, incluindo ACC com sistema ativo de centralização em faixa, assistente de manutenção em faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída dos ocupantes, entre outros itens.

Sob o capô, todas as versões do Renault Boreal chegarão ao mercado brasileiro com o motor 1.3 turbo flex com injeção direta de 163 cv e 270 Nm de torque. Trata-se do mesmo motor que já equipa a versão topo de linha do Duster. Ele será sempre associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem úmida e seis marchas do Kardian. 

Renault Boreal 2026
Renault Boreal 2026
Foto: Renault/Divulgação

Este conjunto também equipará o Boreal em outros mercados, mas em versão somente a gasolina. Nos mercados da América Latina, ele oferecerá 156 cv e 270 Nm, enquanto na Turquia os números serão de 138 cv e 240 Nm, respectivamente. Durante o lançamento, a Renault confirmou que o Boreal também terá versões híbridas, sem especificar o nível de eletrificação.

A Renault ainda não revelou quais serão os preços, e nem as versões do Boreal. O inédito SUV médio chegará oficialmente ao mercado brasileiro no fim de 2025, seguido pela Turquia, demais países da América Latina e outros mercados a partir de 2026. Já em meados de 2026 ou 2027, o modelo também ganhará uma inédita versão híbrida.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade