Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais marcas vão tomar o espaço da Toyota no mercado brasileiro?

Toyota enfrenta seu maior drama após ter fábrica de motores destruída por temporal em SP

5 out 2025 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

A situação em que se encontra a Toyota do Brasil atualmente não é animadora. Após um vendaval que destruiu parte da fábrica de motores da marca em Porto Feliz (SP), a montadora paralisou as operações de fabricação de seus modelos, e está temporariamente sem estoque no Brasil. Conforme apuração exclusiva do Jornal do Carro, a japonesa vai retomar as atividades em novembro.

Mesmo assim, corre o risco de perder sua posição no mercado, uma vez que modelos como o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross não estão em produção, ao menos por enquanto. Na opinião do consultor Milad Kalume Neto, da K.LUME consultoria, os efeitos do desastre em Porto Feliz ainda vão demorar a serem resolvidos.

"Os efeitos decorrentes do problema em Porto Feliz não são sanáveis no curto prazo. Se o processo de importação dos motores acontecer, não será amanhã que a Toyota voltará a produzir. É um processo relativamente longo para uma montadora e por isto a Toyota colocou seus colaboradores em férias coletivas a partir de 21 de outubro. Por que esta data? Possivelmente existe material disponível para a produção sob viabilidade econômica até esta data", explica.

Crise na produção da Toyota: quem assumirá seu lugar no ranking de vendas?

Espaço deixado pela Toyota será preenchido por alguma marca
Espaço deixado pela Toyota será preenchido por alguma marca
Foto: Montagem/Toyota/Rodrigo Tavares/Estadão / Estadão

Uma consequência direta da paralisação e seus desdobramentos é a perda de espaço no mercado, começando pela posição da marca no ranking de vendas. Para Milad, é possível que a Toyota perca, nos próximos dois meses, a quarta colocação na tabela para a Hyundai, se considerada a atual diferença de 20 unidades entre carros e comerciais leves, por exemplo.

Entretanto, apesar da iminente baixa nas vendas, a Toyota ainda conseguiria manter-se a frente da Renault. "Sob meus cálculos, (a Toyota) não corre o risco de perder a posição para a Renault. Hoje a diferença nos números está em 45.104 unidades, e tende a fechar o ano com 30 mil a frente", concluiu o especialista.

Além disso, a fábrica entrou em layoff para evitar demissões e a Toyota estuda importar motores de outros países para tentar não paralisar a fabricação, mas ainda não há uma decisão final.

Corolla teve a produção suspensa após paralisação da fabricação dos motores
Corolla teve a produção suspensa após paralisação da fabricação dos motores
Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

Além da paralisação nas vendas de Corolla e Corolla Cross, o desastre climático também suspendeu o lançamento do Yaris Cross, previsto para o início deste mês. Agora, a chegada do novo SUV compacto foi postergada por tempo indeterminado, já que seus motores também sairão de Porto Feliz. O Yaris Cross será produzido em Sorocaba, junto do Corolla Cross.

Seja como for, o trabalho da Toyota para manter-se firme no mercado nacional será árduo, e está somente começando. Os impactos já fomentam perguntas, tais como quando a marca retomará sua produção, e qual será a dimensão do seu real impacto no mercado, seja englobando concessionários e consumidores.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade