Primeiro Ranger Rover EV chega em 2026 com recarga rápida
SUV britânico manterá o visual atual, mas terá dois motores elétricos e potência acima dos 500 cv
A Jaguar Land Rover reacende o interesse pelo futuro Range Rover Elétrico ao revelar novos dados técnicos sobre o sistema de bateria de alta tensão que equipará o modelo.
Feito sobre a arquitetura elétrica de 800 volts, o SUV abriga 344 células prismáticas organizadas em uma configuração de pilha dupla. Segundo a JLR, a capacidade da bateria é de 117 kWh, embora não se saiba ainda se esse valor corresponde à capacidade líquida ou bruta.
A própria fabricante britânica foi responsável pelo projeto e montagem do sistema de armazenamento de energia. Entretanto, vale dizer que a autonomia oficial ainda não foi revelada.
Modelo fez testes no círculo Polar Ártico
Esse reaproveitamento térmico funciona em temperaturas superiores a -10°C, e a economia de energia para aquecimento pode chegar a 40%, ajudando a preservar a autonomia da bateria. O modelo também será equipado com one-pedal drive (direção por pedal único), suspensão pneumática de câmara dupla e o sistema Intelligent Driveline Dynamics.
Segundo a JLR, esse conjunto permite uma distribuição de torque traseiro variável, de 100% a zero, ajudando a evitar a perda de tração. Esse controle atua em conjunto com o Gerenciamento Integrado de Tração e consegue ajustar a rotação do motor em apenas 50 milissegundos - desempenho até 100 vezes mais ágil do que os sistemas tradicionais com motor a combustão.
SUV terá dois motores elétricos e 550 cv
A revista britânica Top Gear informa que o SUV terá dois motores elétricos, entregando juntos 550 cv e 86,7 kgfm de torque. A eletrônica de potência estaria instalada em um compartimento acima da bateria. Além disso, a autonomia estimada no ciclo WLTP gira em torno de 531 quilômetros por carga completa.
A expectativa é de que o veículo pese cerca de 3 toneladas, número inferior ao do Cadillac Escalade IQ, que ultrapassa 4.082 kg em sua configuração mais leve. O Escalade, por sua vez, tem até 760 cv, 108,3 kgfm de torque e autonomia de 748 km.
Visualmente, o Range Rover Electric deverá manter o design do modelo a combustão e já atraiu 60 mil manifestações de interesse até abril deste ano. Previsto para 2026, o modelo é mais um dos concorrentes no segmento de elétricos de luxo.
