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Omoda E5 vai bem na pista de testes e mostra boa dinâmica; já dirigimos

Tivemos nosso primeiro contato com o Omoda E5 elétrico no circuito da Fazenda Capuava e gostamos de seu comportamento; ele custa R$ 209.990

19 abr 2025 - 05h59
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Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Eu costumo ficar com o pé atrás na questão do comportamento dinâmico quando dirijo um carro chinês. Embora eles sejam ótimos em quase todos os aspectos, ainda estão abaixo na questão da dinâmica direcional. Por isso, não esperava muito do Omoda E5, mas ele me surpreendeu positivamente na pista de testes e tem um preço atraente na casa de R$ 210 mil.

O Omoda E5 tem boa dinâmica, tanto na entrega de potência e torque quanto comportamento direcional. Não é que ele seja um Porsche, mas é mais estável do que outros carros elétricos chineses. Tem rolagem de carrocertia, sim, e a suspensão é mole, focada no conforto, mas o carro tem boa distribuição de peso e baixa altura, características que ajudam na estabilidade.

Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Omoda E5 é gostoso de dirigir. A posição ao volante é boa, bem como a sensação de conforto a bordo. É impressionante como os carros chineses evoluíram na questão da ergonomia. Se tivesse um ajuste mais esportivo, com suspensão dura e direção mais direta, o Omoda E5 seria até divertido de dirigir.

Além de contornar curvas com boa agilidade e ser bem neutro na frenagem de emergência, sem desvios de trajetória, o Omoda E5 entrega boa aceleração – vai de 0 a 100 km/h em bons 7,6 segundos. A velocidade máxima é de 172 km/h, mas na pista da Capuava só conseguimos chegar a 150 km/h, devido aos cones de segurança na curva que antecede a reta principal.

Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Nossa sensação nesse primeiro contato ao volante foi que a potência e o alcance estão estão adequados para a proposta e o preço do carro. O Omoda E5 é um crossover com dimensões muito próximas do Toyota Corolla Cross. O Omoda E5 tem 4.424 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.588 mm de altura e 2.630 mm de entre-eixos. A altura do solo é de 159 mm, portanto ele é um pouco mais rebaixado do que o Corolla Cross.

O porta-malas, entretanto, é pequeno: são apenas 340 litros de volume, 100 a menos do que o do SUV/crossover japonês. O novo carro chinês não tem nada de SUV, mas isso o favorece. Ele tem um design interessante, com boas soluções, especialmente na parte traseira. Mas não é muito fotogênico, o que pode ser um problema.

As cores escolhidas pela Omoda Jaecoo não ajudam, pois são insossas. Só tem branco, prato, preto, cinza e um azul escuro. No Omoda E5 deveriam oferecer cores mais ousadas, pois o carro clama por isso.

Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Com motor elétrico dianteiro “Flat Wire” (pequeno leve) e tração dianteira, o Omoda E5 tem a bateria de 61 kWh bem recuada no assoalho. O motor entrega 150 kW de potência (204 cv) e 340 Nm de torque. O alcance é de 345 km, segundo o ciclo PBEV do Inmetro. O consumo elétrico é de 17,7 kWh/100 km.

Para quem insiste em pensar em km/litro, o Inmetro utiliza um parâmetro chamado de km/l-e (equivalente ou elétrico) e nele o Omoda E5 conseguiu 44,7 km/l-e na cidade e 35,2 km/l-e na estrada. Parece ser informativo, mas só serve para confundir os usuários, pois dentro do carro a linguagem é sempre de kW ou de kWh.,

A potência de recarga DC (rápida) é de 80 kW, um número muito bom, e a AC (lenta) é de 11 kW, um valor bom. Só na prática, usando o carro no dia a dia, saberemos se o Omoda E5 tem alcance de sobra ou se os 345 km do PBEV são excesso de zelo por parte do instituto.

Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

De qualquer forma, pelos equipamentos, design, potência, alcance, dirigibilidade e comportamento dinâmico, o Omoda E5 está muito bem posicionado por R$ 209.990. Dá para entender por que a Caoa lutou tanto para trazer o Omoda 5 para o Brasil. No final, a Omoda Jaecco ganhou a batalha e chega independente com seu modelo elétrico, o E5.

Equipamentos de série

CONFORTO & CONVENIÊNCIA

  • Alavanca de câmbio na coluna de direção ●
  • Ar-condicionado com sistema de filtragem N95 ●
  • Ar-condicionado digital automático "Dual Zone" com filtro antipólen e ionizador ●
  • Banco do motorista com ajustes elétricos (6 direções) ●
  • Banco do passageiro com ajustes elétricos (4 direções) ●
  • Banco traseiro bi-partidos 60/40 ●
  • Banco traseiro com apoia braço retrátil ●
  • Banco traseiro rebatível flat-fold ●
  • Bancos dianteiros ventilados (assento + encosto) ●
  • Bancos revestidos em material premium sintético ●
  • Cobertura dobrável do porta malas ●
  • Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade ●
  • Computador de bordo programável com comando no volante ●
  • Console central com descansa-braço, porta-objetos refrigerado, porta-copos e saída de ar para o banco traseiro ●
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado ●
  • Direção com assistência elétrica ●
  • Encostos de cabeça com ajuste de altura ●
  • Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB, Autohold) ●
  • Iluminação ambiente customizável ●
  • Iluminação de cortesia nas maçanetas externas das portas dianteiras ●
  • Iluminação de projeção externa nas portas ●
  • Luzes de leitura dianteiras e traseiras em LED ●
  • Pára-sóis dianteiros com espelho ●
  • Pára-sóis dianteiros com iluminação ●
  • Porta copos e porta garrafas no console central e laterais das portas ●
  • Porta malas com iluminação em LED e outlet 12V ●
  • Portas USB-B para carregamento de equipamentos eletrônicos ●
  • Portas USB-C no encosto dos bancos dianteiros para carregamento de equipamentos eletrônicos ●
  • Sistema built-in de navegação GPS ●
  • Tampa do porta malas com acionamento elétrico e abertura programável (Smart Tailgate) ●
  • Tampa do porta malas com sensor de presença inteligente ●
  • Tomada auxiliar de energia 12V ●
  • Caixas de roda com acabamento preto fosco ●
  • Descansa pé do motorista esportivo metálico ●
  • Espelhos retrovisores externos aquecidos ●
  • Espelhos retrovisores externos na cor preta ●
  • Espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos ●
  • Espelhos retrovisores externos com repetidores das setas integrados em LED ●
  • Faróis de neblina em LED ●
  • Faróis fom função follow-me ●
  • Lanterna traseira de neblina ●
  • Lanternas traseiras em LED ●
  • Limpador do parabrisa com acionamento intermitente por sensor de chuva ●
Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

EXTERIOR & DESIGN

  • Limpador do vidro traseiro intermitente ●
  • Luzes de condução diurna (DRL) ●
  • Rack de teto com barras longitudinais ●
  • Rodas de liga leve aro 18" com acabamento diamantado e pneus 215/55R18 ●
  • Rodas de liga leve aro 19" com acabamento diamantado e pneus 235/50R19 ●
  • Spoiler traseiro com brake light em LED ●
  • Acelerador eletrônico ●
  • Acendimento automático dos faróis ●
  • Airbags frontais duplos, laterais dianteiros e de cortina ●
  • Alerta de ocupantes no banco traseiro ●
  • Câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) ●
  • Carregador de celular por indução (celulares que possuem a tecnologia de carregamento sem fio) ●
  • Cintos de segurança dianteiros e traseiros com pré-tensionadores e limitadores de força ●
  • Cockpit digital (HUD) colorido ●
  • Conectividade Carplay + Android Auto (USB + wireless) ●
  • Contactless Power-On (partida sem botão / contato) ●
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) ●
  • Controle eletrônico de tração (TCS) ●
  • Destravamento automático das portas em caso de colisão ●
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico ●
  • Freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD, BAS e BOS ●
  • Seletor de modo de condução com comando no volante com 3 programas: Normal, Eco e Sport 
  • Sensores de estacionamento dianteiros (PDW, Forward) ●
  • Sensores de estacionamento traseiros (PDW, Reverse) ●
  • Sistema de fixação de cadeira infantil padrão Isofix no banco traseiro (3) ●
  • Sistema de monitoramento individual direto de pressão dos pneus (TPMS) ●
  • Sistema de som Sony, com 6 alto falantes e 2 tweeters ●
  • Smart Key para comando das portas, tampa traseira, alarme, imobilizador eletrônico ●
  • Tecnologia "Bluetooth" para pareamento de dispositívos móveis, telefonia sem fio e transmissão de áudio ●
  • Trava de segurança infantil nas portas traseiras com acionamento manual ●
  • Volante multifuncional com controles de som, telefone, comando por voz, computador de bordo e piloto automático ●
  • Volante revestido em couro ●
  • Alerta de portas avertas (DOW) ●
  • Alerta de saída de faixa de rodagem (LDW) ●
  • Alerta de partida do veículo à frente (DAI) ●
  • Alerta de prevenção de colisão frontal (FCW) com detecção de veículos, pedestres e ciclistas ●
  • Alerta de prevenção de colisão traseira (RCW) ●
  • Assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCTB) ●
  • Assistente de monitoramento de ponto cego (BSD) ●
  • Assistente de centralização na faixa de rodagem (LCA) ●
Omoda E5
Omoda E5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

TECNOLOGIA & SEGURANÇA

  • Assistente de congestionamento (TJA) ●
  • Assistente de controle de descida (HDC) ●
  • Assistente de limite de velocidade (SLA) ●
  • Assistente de partida em rampa (HAC) ●
  • Assistente de velocidade em curva (CSA) ●
  • Controle inteligente de farol alto (IHC) ●
  • Piloto automático adaptativo (ACC) ●
  • Sistema automático de frenagem de emergência (AEB) ●
  • Sistema de manutenção de faixa de emergência (ELK) ●
  • Sistema de monitoramento de fadiga do condutor (DMS) ●

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