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Novo VW Tayron 2025 estreia na Europa e pode ser feito no Brasil

Sucessor do Volkswagen Tiguan Allspace, nova geração do SUV Tayron é revelada na Europa e pode ser um dos novos híbridos nacionais da Volks

10 out 2024 - 12h51
(atualizado em 22/11/2024 às 14h08)
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Novo Volkswagen Tayron 2025
Novo Volkswagen Tayron 2025
Foto: VW/Divulgação

Depois de muita expectativa, a Volkswagen finalmente revelou na última quarta-feira, 9, o novo Tayron na Europa. Baseado na terceira geração do Tiguan europeu, o novo Volkswagen Tayron será o substituto global do Tiguan Allspace, e tem grandes chances de ser produzido no Brasil nos próximos anos até mesmo em versões híbridas.

Pouco conhecido no Brasil, o Volkswagen Tayron é um SUV baseado no Tiguan. A primeira geração do SUV foi produzida e vendida exclusivamente no mercado chinês, pela joint-venture FAW-VW. A segunda geração do Tayron será um carro global, e será a variante mais espaçosa do novo Tiguan, com versões de cinco ou sete lugares.

Novo Volkswagen Tayron 2025
Novo Volkswagen Tayron 2025
Foto: VW/Divulgação

O design lembra muito o Tayron lançado há alguns meses na China. As linhas gerais da carroceria são parecidas com as do Tiguan, mas com leves mudanças na dianteira e traseira. A grade frontal, por exemplo, é mais fina. Os faróis também trazem novo formato, e a tecnologia IQ.Light. Na lateral, as rodas são de até 17". 

Na traseira, as lanternas de LED são interligadas como no Tiguan, mas trazem novo arranjo interno de luzes. Assim como nos lançamentos mais recentes da marca, o logotipo da Volkswagen é retroiluminado por LEDs. Medindo 4,77 m de comprimento, o novo Tayron é 24 cm mais comprido do que o Tiguan. O entre-eixos também é maior, e mede 2,79 m. Outras medidas: 1,85 m de largura e 1,66 m de altura.

Novo Volkswagen Tayron 2025
Novo Volkswagen Tayron 2025
Foto: VW/Divulgação

O porta-malas varia de 345 litros (7 lugares), 885 litros (5 lugares) ou até 2.090 litros, com as duas fileiras de assentos rebatidas. O interior segue o padrão do Tiguan, que traz painel digital de 10,3" e multimídia de até 15,6". Vendido nas versões Life, Elegance e R-Line, o novo Volkswagen Tayron oferece nove airbags e ar digital de três zonas como itens de série.

Também há uma série de equipamentos de assistência ao condutor, como ACC, sistemas de alerta, manutenção e centralização em faixa, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, park assist plus, câmera de ré, leitor de placas de estrada, entre outros. Como opcional, sistema de som Harman-Kardon, bancos de couro com ajustes elétricos, massagem e ventilação, entre outros.

Novo Volkswagen Tayron 2025
Novo Volkswagen Tayron 2025
Foto: VW/Divulgação

Sob o capô, o novo Volkswagen Tayron terá opções micro-híbridas, híbridas plug-in, a gasolina e a diesel. O destaque fica para a híbrida plug-in equipada com um 1.5 turbo e um propulsor elétrico. Juntos, eles oferecem até 272 cv e um alcance elétrico de mais de 100 km. A tração pode ser dianteira ou integral, dependendo da versão.

Novo Volkswagen Tayron 2025
Novo Volkswagen Tayron 2025
Foto: VW/Divulgação

Em todas elas, o câmbio é o automatizado de dupla embreagem DSG, com sete marchas. Os preços para o mercado europeu ainda não foram revelados, e as primeiras entregas começam a partir do fim deste ano. Feito sobre a plataforma modular MQB Evo, o modelo será produzido em Wolfsburg (Alemanha), de onde irá para toda a Europa. 

Outro lugar já confirmado é Puebla (México), que deve abastecer o mercado dos EUA já a partir do fim deste ano, possivelmente mantendo o nome Tiguan. A terceira geração do Volkswagen Tiguan/Tayron pode chegar ao Brasil a partir de 2025 ou 2026. Inicialmente, o modelo deve chegar importado do México, como o modelo atual. 

Novo Volkswagen Tayron 2025
Novo Volkswagen Tayron 2025
Foto: VW/Divulgação

Futuramente, existe a possibilidade dele ser produzido no Brasil, uma vez que a montadora alemã fará a nova plataforma MQB Hybrid e o motor 1.5 TSI híbrido no país. Na Europa, esse mesmo motor conta com diferentes opções de eletrificação, desde sistemas micro-híbridos de 150 cv até conjuntos plug-in de 272 cv.

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