Novo VW Taos 2026 já está no Brasil e chega em outubro junto com Jetta GLI
SUV reestilizado desembarcou primeiro lote do México ao lado do sedã esportivo, também feito no país; vendas terão início em breve
A Volkswagen já desembarcou no Brasil o primeiro lote dos novos Taos 2026 e Jetta GLI. A dupla feita no México foi flagrada deixando um navio cargueiro no Porto de Paranaguá (PR) ainda coberta com plásticos de proteção. As imagens foram publicadas pela revista Autoesporte. Tal como o Jornal do Carro antecipou, os modelos serão lançados por aqui em outubro.
No caso do Taos 2026, será uma atualização com troca de nacionalidade: até o meio deste ano, o SUV médio era importado da Argentina. Após mudanças estratégicas, a produção foi encerrada no país vizinho e a VW anunciou um investimento para produzir a nova geração da picape média Amarok na fábrica de General Pacheco, no subúrbio de Buenos Aires.
Assim, o SUV passa a vir do México em outubro beneficiado pelo acordo comercial do país com o Brasil - e livre de taxa de importação. Isso deve manter o Taos 2026 competitivo no segmento, preservando os preços atuais, que vão de R$ 206.990 na versão Comfortline até R$ 231.990 na de topo de linha Highline. Ambas utilizam o mesmo conjunto 250 TSI.
Ou seja, o novo VW Taos vai manter a mecânica disponível desde o seu lançamento no Brasil, em maio de 2021. O bom e velho motor 1.4 turboflex de até 150 cv de 25,5 mkgf de torque máximo. A novidade foi a substituição recente do câmbio automático de seis marchas pelo de oito velocidades, uma mudança feita ainda na linha 2025, no último lote trazido da Argentina.
Embora seja uma reestilização, o SUV médio terá novidades por dentro e por fora. O visual externo é mais moderno, com faróis e lanternas agora conectados. Já o interior terá painel redesenhado com novo multimídia flutuante em destaque, e melhorias importantes no acabamento, que era um dos pontos mais criticados no modelo, considerado "simples demais".
Por fim, as dimensões serão mantidas, afinal, trata-se de uma plástica de meia vida. O Taos 2026 vai manter os 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos - é razoavelmente maior que o T-Cross. Já o porta-malas leva 498 litros de volume e é um dos destaques do modelo para a disputa com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Novo Jetta GLI também já está no Brasil
Tal como adiantamos há poucos dias, o próximo lançamento da Volkswagen no Brasil é o novo Jetta GLI. O sedã esportivo também desembarcou do México junto com o Taos 2026 para completar a linha VW Legends de esportivos icônicos da marca, ao lado do novo Golf GTI e do Nivus GTS. O modelo exibe novo desenho e mantém o motor 2.0 turbo 350 TSI de 231 cv.
As vendas no País começam no meio de outubro. Diferentemente do Golf GTI, que vem da Alemanha e chegou com preço de luxo, o sedã médio terá preço competitivo. O novo Jetta GLI deverá custar R$ 265 mil. Ou seja, muito abaixo do hatch (a partir de R$ 430 mil) e emparelhado com o Honda Civic híbrido (R$ 265.900).
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!