Novo Volvo ES90 é revelado na Europa e chega ao Brasil em 2026
Primeiro sedã elétrico da Volvo, novo ES90 recupera 300 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarga e vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9s
A linha Volvo acaba de ficar maior. A montadora sueca apresentou nesta quarta-feira, 5, o novo ES90, seu primeiro sedan totalmente elétrico. Revelado em Estocolmo (Suécia), o novo Volvo ES90 estreia uma série de tecnologias da marca, e será o sedan topo de linha da marca. O modelo também já foi confirmado para o mercado brasileiro, e chega oficialmente no segundo semestre de 2026.
O novo Volvo ES90 é o primeiro modelo da marca a chegar com tecnologia de 800 volts junto a um sistema de bateria de 106 kWh. De acordo com a Volvo, os principais benefícios deste novo sistema elétrico são a bateria com capacidade de recarga mais rápida, um desempenho geral aprimorado e o sistema elétrico é mais eficiente em comparação ao sistema de 400 volts presente nos outros modelos elétricos da marca.
Junto a isso, o novo Volvo ES90 também conta com novos softwares e hardwares de gerenciamento de bateria. Com isso, o modelo pode adicionar 300 km de alcance em apenas 10 minutos em estações de carregamento rápido com potência de 350 kW e oferece um alcance total de até 700 km, sob o ciclo de testes WLTP europeu. O tempo de recarga de 10% a 80% também é 30% menor, e ocorre em 20 minutos.
“As inovações presentes no ES90, que deve chegar ao mercado nacional no ano que vem, prometem combater dois pontos cruciais na decisão de compra por um carro 100% elétrico: autonomia e tempo de carregamento. Sabemos que as medições do Inmetro são mais severas que as do ciclo WLTP, mas estou empolgado com o futuro dos nossos produtos com estas novas tecnologias”, afirma Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil.
Por fora, o novo Volvo ES90 conta com um design minimalista e moderno, com linhas que lembram o SUV EX90 recém-lançado no Brasil. Na dianteira, os faróis em LED são finos, e não há grade frontal. Na lateral, as maçanetas são embutidas na carroceria, e o caimento da carroceria lembra um modelo fastback. Já as rodas variam de 20” a 22”, e o entre-eixos tem 3,10 m.
Já na parte traseira, as lanternas em LED são divididas em dois segmentos, e lembram as do Volvo EX30. Há uma peça na parte superior, que acompanha o vidro traseiro. O porta-malas oferece 424 litros de capacidade. Também há um compartimento frontal de 22 litros abaixo do capô.
Por dentro, o ES90 também segue com pegada minimalista, com o uso de materiais reciclados e de origem sustentável. Também há um painel digital de 9” e uma central multimídia de 14,5” com sistema Google integrado e internet 5G, além de sistema de som premium da Bowers & Wilkins.
O modelo também conta com uma série de itens de segurança, de conforto – como o ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura, condução semi autônoma e traz até mesmo um teto panorâmico com tecnologia eletrocrômica, que ajusta a luminosidade e transparência do vidro sem precisar de uma cortina.
Inicialmente, o novo Volvo ES90 será oferecido em três versões de motorização. Uma delas conta com apenas um motor elétrico traseiro de 329 cv. A tração também é traseira, e o alcance é de 643 km. Também há uma opção com dois motores e tração integral de 442 cv e uma topo de linha com a mesma configuração, mas 670 cv. Essa versão vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9s e chega a 180 km/h.
O novo Volvo ES90 parte de 72.000 euros – cerca de R$ 437 mil em conversão direta – na Europa, onde já pode ser encomendado. As primeiras entregas devem ocorrer até o fim deste ano, quando o sedã também chega a outros mercados. No Brasil, o lançamento será no segundo semestre do ano que vem. O novo modelo deve ocupar o topo da gama Volvo no Brasil.