Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Volkswagen Tera revela visual em flagra (quase) sem camuflagem

Flagrado em testes no inverno europeu, novo Volkswagen Tera aparece quase sem disfarces e será lançado no Carnaval do Rio de Janeiro

17 fev 2025 - 17h39
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Foto: Reprodução/Motor.es

O novo Volkswagen Tera revelou seu design quase por completo em seu melhor flagra antes do lançamento. Ainda com uma leve camuflagem, o novo SUV nacional da Volks foi flagrado em testes na Europa, onde a marca costuma fazer rodagens em condições rigorosas de inverno. O novo Volkswagen Tera será mostrado oficialmente no dia 2 de março, durante o Carnaval 2025, no Rio de Janeiro. 

As fotos foram publicadas pelo site espanhol Motor.es, e mostram o Volkswagen Tera quase com seu design final. Há uma leve camuflagem na região da grade frontal, que será fina, e na região do para-choque, imitando uma grande entrada de ar. Os faróis são os mesmos do novo Nivus, mas com nova assinatura visual. É possível ver a camuflagem ao comparar as imagens do flagra com os teasers revelados pela Volkswagen anteriormente.

Flagra do novo Volkswagen Tera x teaser oficial do modelo
Flagra do novo Volkswagen Tera x teaser oficial do modelo
Foto: Reprodução/Motor.es/Guia do Carro

A grade frontal terá um friso cromado ligando os faróis, e o para-choque será inspirado no Tiguan europeu. Na lateral, os para-lamas são bem pronunciados, com vincos bem encorpados. Também há apliques de plástico preto nas extremidades dos para-lamas. Os retrovisores terão repetidores de seta, enquanto o teto contará com barras longitudinais.

Na traseira, as lanternas em LED também trazem uma leve camuflagem, ocultando o formato final das peças. Elas serão interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira. Já a placa ficará no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado. Apesar do flagra na Europa, o Tera deve ser vendido exclusivamente no mercado sul-americano.

Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Foto: Reprodução/Motor.es

O novo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo. Inicialmente, o novo Volkswagen Tera deve chegar ao mercado em duas versões: Comfort e High, sendo que a última já teve o logotipo mostrado no teaser divulgado pela Volks. 

A escolha dos nomes diferentes dos demais modelos (Comfortline e Highline) teria relação com a proposta mais jovial e acessível do Volkswagen Tera. Vale lembrar que o nome High era utilizado pela versão topo de linha do finado Up, que também tinha pegada “descolada”.

Ambas as versões terão um pacote recheado de equipamentos, como seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e de tração, ISOFIX, assistente de partida em rampa, ACC, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, sem contar vidros e travas elétricas, direção elétrica, ar-condicionado e multimídia VW Play. 

Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Foto: Reprodução/Motor.es

Como opcional, a versão High deve contar com um pacote que inclui alerta e assistente de permanência em faixa, park assist, câmera multifuncional, sensor de ponto cego e assistente de saída de vaga. Os mesmos itens também são oferecidos como opcionais para os modelos Nivus e T-Cross.

Em relação à motorização, as duas versões do novo Volkswagen Tera serão equipadas com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo. Já o câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades, ambas as opções também vindas do hatch líder de vendas no Brasil. 

Já as versões de entrada com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv devem chegar ao mercado apenas em um momento posterior, para evitar a briga direta com o Polo, que deve perder algumas versões em breve. O novo SUV compacto da Volkswagen ficará posicionado abaixo do Nivus. Hoje, o SUV cupê custa a partir de R$ 143.490 na versão Comfortline.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade