Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Porsche Cayenne é revelado em versão elétrica e terá até recarga sem fio

SUV da Porsche herdará tecnologias dos carros da Fórmula E; SUV que deve desembarcar nas lojas já em 2026 promete recuperar carga da bateria em aproximadamente 16 minutos

9 nov 2025 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

Vem aí a nova geração do Porsche Cayenne. Agora totalmente elétrico, aliás, o modelo terá o sobrenome Electric, para evidenciar sua nova propulsão. Muito disso se deve à herança direta de tecnologias da Fórmula E, competição da qual a fabricante alemã participa. O lançamento do SUV está previsto para 2026 e, no Brasil, deve chegar só em 2027.

Porsche Cayenne Electric
Porsche Cayenne Electric
Foto: Porsche/Divulgação / Estadão

Além do design e interior atualizados, e a utilização da plataforma Premium Platform Electric (PPE), o SUV produzido na Alemanha herda soluções do carro de corrida Porsche 99X Electric, como o arrefecimento direto a óleo do motor elétrico - que dissipa o calor diretamente onde é gerado e gera até 98% de eficiência -, bem como a recuperação de energia de até 600 kW, que permite ao Cayenne recuperar energia de frenagem em níveis próximos aos do carro de competição. Este último, porém, depende de fatores como velocidade, estado de carga da bateria e temperatura.

No entanto, um dos principais destaques do novo modelo é o sistema de recarga por indução. A tecnologia permite recarregar a bateria sem a necessidade de se conectar a um carregador via cabo. Basta estacionar o veículo sobre essa base (de 1,17 metro de comprimento, 78 cm de largura e 6 cm de altura), que pode ser instalada como hoje acontece com os wallbox - porém colocada no chão. Nela, fica uma unidade receptora de energia. E o Cayenne Electric abaixa a suspensão automaticamente para a realização do procedimento.

Porsche Cayenne Electric
Porsche Cayenne Electric
Foto: Porsche/Divulgação / Estadão

Ainda com base no know-how das pistas, o novo Cayenne Electric pode carregar de 10 a 80% da bateria em cerca de 16 minutos. A potência de carregamento DC será de até 400 kW. A Porsche também aprimorou a gestão térmica da bateria. Desse modo, garante ritmo de recarga constante, mesmo em locais com temperaturas baixas.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade