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Novo Golf quer bater Focus e Cruze para ser líder de mercado

O Golf é um veículo com mais tecnologia e que proporciona mais segurança aos ocupantes, com desenho novo e motor potente, mas que cobra por tudo isso

9 set 2013 - 07h58
(atualizado às 08h07)
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Novo Golf GTI
Novo Golf GTI
Foto: Divulgação

Um carro para atender o nível de exigência do mercado mais concorrido e maduro como o europeu. Esse é o resumo da sétima geração do Volkswagen Golf, que chega ao Brasil neste mês de setembro e que carrega com ele todos os benefícios e ônus dessa condição. Um veículo com mais tecnologia e que proporciona mais segurança aos ocupantes, com desenho novo e motor potente, mas que cobra por tudo isso. No País o renovado Golf partirá de R$ 67.990 - cerca de R$ 15 mil mais caro que a versão de entrada atualmente disponível para os brasileiros, conhecida como geração 4 e meio (para se ter uma ideia do salto para esse lançamento, a sétima geração).

A versão básica do novo Golf já terá de série a maioria dos equipamentos de segurança que o carro oferece. Além de sete airbags e freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS) - que são itens "obrigatórios" para um carro nessa faixa de preço - o modelo ainda terá bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), controle eletrônico de estabilidade (ESC), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop").

A "sopa de letras" acima passa a fazer sentido no dia que o motorista se encontra em uma situação de perigo dentro do carro. O Terra teve a oportunidade de testar o novo Golf em condições severas, como freadas bruscas, piso escorregadio e perda de controle em curvas em alta velocidade - tudo em um circuito fechado. Embora toda tecnologia embarcada no modelo não o deixe imune a acidentes, o abrandamento das consequências que esses dispositivos proporcionam pode significar a vida dos ocupantes em situações de emergência. A função que mais impressiona é a de minimizar a chance de deixar que o carro vire uma caixa de aço de 1,3 tonelada desgovernada quando a condição da pista faz com que o motorista perca o controle. Pisar bruscamente no freio - ação mais espontânea quando o veículo se encontra mais rápido do que poderia em uma curva ou em um piso molhado - aciona todos esses sitemas, que trabalham em três frentes: para que o carro volte o mais rápido possível ao controle do motorista; para que ele pare o quanto antes; e para que, caso a colisão for inevitável, os danos aos ocupantes sejam os menores.

O sistema pro active (disponível apenas no pacote topo de linha) reúne informações do carro para presumir a iminência de um choque. Imediatamente identificada essa situação, os cintos de segurança de motorista e passageiro do banco da frente são tensionados e trazem o corpo dos ocupantes junto ao banco; janelas e teto solar, se estiverem abertos, também são automaticamente fechados.

Já a tecnologia city emergency brake (de série) faz com que o carro acione os freios automaticamente caso o veículo esteja a menos de 30 km/h e em vias de uma colisão. Um exemplo: quando em um acidente, o carro após um primeiro impacto pode seguir desgovernado pela pista em direção a outros obstáculos. Caso o motorista esteja sem condições de frear, o carro o faz graças a essa tecnologia. O front assist é um recurso similar, que alerta por sinais visuais e sonoros uma iminente colisão frontal. Caso o motorista freie com força insuficiente para acionar 100% da capacidade de frenagem do veículo, esse recurso também gera força adicional para tentar evitar a colisão.

Alguns desses sistema estavam presentes somente em veículos de categorias superiores da Volkswagen, como o Passat e o Touareg, e agora passam a fazer parte dos pacotes do hatch médio da empresa alemã.

Desempenho

Mas nem só para prevenir o pior foi concebido o novo Golf. Embora carregue toda a racionalidade do "modo de produção" alemão - inclusive no design,como afirmou o diretor de design da Volkswagen, Luiz Alberto Veiga, ao dizer que seu desenho "lógico" foi pensado para não "envelhecer" em menos de 3 ou 4 anos - a sétima geração do Golf tem pontos positivos quanto a proporcionar prazer em dirigir. O motor 1.4 l (somente a gasolina) é suficiente para deixar ágil o modelo e levá-lo de zero a 100 km/h em 8s4 e a uma velocidade máxima de 212 km/h (dados da fabricante).

Já o 2.0 l que equipa a versão GTI leva o modelo de zero a 100 km/h em 6s5 e o faz bater os 244 km/h (dados da Volkswagen), além de proporcionar o barulho de explosão na troca de marchas.

Outra novidade que o Golf não tinha é o seletor de modo de direção. Ao escolher entre econômica, esportiva, normal ou individual (o motorista configura), o carro retarda ou adianta as trocas de marcha, deixa mais firme ou mais mole o volante e proporciona sensações diferentes de direção para um mesmo carro.

O park assist quase transforma o motorista em passageiro na hora de estacionar. Percorrendo uma via, o sistema identifica se um espaço entre dois carros é suficiente para caber o Golf; indica no painel que é possível a manobra; comanda a direção automaticamente e estaciona o veículo. O motorista pode tirar as mãos da direção e só precisa controlar o acelerador e freio durante essa operação.

Todas essas novidades entraram na conta da Volkswagen. Não obstante, a sétima geração parte de R$ 67.990, contra R$ 52.390 da versão básica disponível hoje no Brasil (e que continuará sendo vendida por esse mesmo preço). A equação tecnologia + preço tem apenas um resultado para a marca: bater GM Cruze e Ford Focus e tornar o Golf o hatch médio mais vendido do Brasil.

Ficha técnica:

Golf Highline 1.4 l Standard: R$ 67.990

Itens de série - Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 16 polegadas.

Golf Highline 1.4 l Elegance: R$ 72.990

Itens de série - Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), mapas de navegação e rodas de 17 polegadas.

Golf Highline 1.4 l Exclusive: R$ 82.990

Itens de série - Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), rodas de 17 plegadas e revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros.

Golf Highline 1.4 l Premium: R$ 92.990

Itens de série - Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada),  revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros, sistema de detecção de perigo de colisão (pro active), detector de fadiga.

Golf GTI 2.0 l Standard: R$ 94.990

Itens de série - Transmissão automática de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de velocidade (piloto automático), direção elétrica progressiva (vira num ângulo maior após o primeiro giro de esterçamento), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante com borboletas na parte de trás e revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas.

GTI 2.0 l Exclusive: R$ 110.990

Itens de série - Transmissão automática de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de velocidade (piloto automático), direção elétrica progressiva (vira num ângulo maior após o primeiro giro de esterçamento), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante com borboletas na parte de trás e revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), e revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros.

Golf GTI 2.0 l Premium: R$ 125.990

Itens de série - Transmissão automática de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de velocidade (piloto automático), direção elétrica progressiva (vira num ângulo maior após o primeiro giro de esterçamento), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som e navegação com tela de 8 polegadas e acionamento por voz, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado ("start-stop"), volante com borboletas na parte de trás e revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros, sistema de detecção de perigo de colisão (pro active), detector de fadiga e sistema de auxílio de estacionamento (o carro assume o volante e o motorista apenas freia e acelera durante a manobra) .

O Terra viajou a convite da empresa.

Fonte: Terra
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