Novo Chevrolet Sonic: o que já sabemos sobre o SUV que chega em 2026
Resgatando um nome conhecido, novo Chevrolet Sonic será derivado do Onix e terá motor 1.0 turbo flex para brigar com Pulse, Kardian e Tera
O Chevrolet Sonic finalmente teve o nome revelado nesta semana. Derivado do Onix, o novo SUV compacto da marca americana resgata o nome do modelo vendido entre 2012 e 2014 no Brasil nas carrocerias hatchback e sedã. Agora como crossover, o novo Chevrolet Sonic chegará ao mercado em 2026 e terá como rivais diretos o Renault Kardian, o Fiat Pulse e o Volkswagen Tera. Confira tudo o que já sabemos sobre ele:
Desenvolvimento em estágio avançado
As imagens divulgadas em teasers e vídeos pela própria GM mostram o novo Chevrolet Sonic com carroceria definitiva e com camuflagem mais leve. É um sinal de que o processo de desenvolvimento está em uma fase bastante adiantada.
Plataforma compartilhada com o Onix
Chamado internamente de Projeto Carbon, o novo Sonic utilizará a mesma plataforma GEM que sustenta Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. O flagra indica que a Chevrolet adotará uma estratégia semelhante à da Fiat com o Pulse, que compartilha diversos componentes com o hatch Argo.
Produção em Gravataí (RS) e exportação
O novo Chevrolet Sonic será produzido na mesma fábrica do Onix e Onix Plus, em Gravataí (RS). Em julho do ano passado, a General Motors confirmou um investimento de R$ 1,2 bilhão em modernizações na linha de montagem da fábrica gaúcha. O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões que a General Motors terá no país entre 2024 e 2028. Ele também será exportado para outros mercados da América Latina.
Estilo inédito e proporções conhecidas
O design será exclusivo, com dianteira e traseira inspiradas nos SUVs maiores da marca, enquanto as laterais devem manter o mesmo desenho do Onix hatch, inclusive nas portas. Assim, as dimensões devem ser próximas às do compacto, com entre-eixos de 2,55 m. A carroceria, no entanto, trará suspensão elevada, molduras nos para-lamas, rack de teto e rodas próprias para reforçar o visual aventureiro.
Interior e motorização
Por dentro, o novo Chevrolet Sonic terá um novo design, embora aproveite peças já conhecidas, como o volante, o painel digital e a central multimídia. O modelo deve contar ainda com recursos extras de conectividade e segurança em relação ao Onix, além de melhorias no acabamento. O motor será o 1.0 turbo flex de até 115,5 cv e 165 Nm, combinado ao câmbio automático de seis marchas.