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Novo carro elétrico chinês da Nio permite troca da bateria em 3 minutos

Troca total da bateria em apenas 3 minutos é o maior diferencial do Nio Firefly, que foi lançado no Salão de Xangai e vai para a Europa

26 abr 2025 - 06h14
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Nio Firefly
Nio Firefly
Foto: Nio / Guia do Carro

Com 222 mil carros elétricos vendidos em 2024, a chinesa Nio já é a 14ª marca com maior volume global de EVs – à frente, por exemplo, da Leapmotor, que tem parceria com a Stellantis. No Salão de Xangai 2025 a pequena Nio mostrou apetite de crescimento ao lançar o Firefly EV pelo valor convertido de 16,7 mil dólares.

O objetivo da Nio é aumentar as vendas com seu pequeno hatchback elétrico, que será vendido na Europa este ano. E ele chegará com um diferencial e tanto: a tecnologia de troca total da bateria em apenas 3 minutos. Na China, o serviço BaaS estará disponível para o Nio Firefly EV em 1º de agosto.

Nio Firefly
Nio Firefly
Foto: Nio / Guia do Carro

O Firefly EV vai contra a linguagem de design da Nio, que é conservadora. O novo Nio, ao contrário, é um pequeno hatch “descolado”, com faróis e lanternas traseiras arredondados, maçanetas niveladas e teto escurecido. Até as cores são ousadas: roxo, verde, bege, branco e cinza.

Nio Firefly
Nio Firefly
Foto: Nio / Guia do Carro

O Nio Firefly EV mede 4.003/1.781/1.557 mm, com uma distância entre-eixos de 2.615 mm. Ele Firefly é 145 mm mais longo do que o Mini Cooper,tem um porta-malas dianteiro de 95 litros, mais 335 litros no traseiro, e 27 porta-objetos na cabine. Mas a versatilidade é outro ponto forte: com os bancos traseiros rebatidos o volume para bagagem sobe para 1.253 litros e há ainda um local “secreto” abaixo do banco do passageiro com mais 29 litros.

O Nio Firefly tem um display central “flutuante” de 13,2 polegadas e painel de instrumentos digital de 6 polegadas na coluna de direção. Cheio de novas tecnologias, o compacto chinês tem 15 funções de segurança ativa, podendo mudar de faixa, ultrapassar carros e estacionar na rua de forma semiautônoma.

Nio Firefly
Nio Firefly
Foto: Nio / Guia do Carro

O motor elétrico tem 105 kW e potência (141 cv) e permite ao Nio Firefly ir de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h. A bateria de 42,1 kWh oferece alcance de 420 km (ciclo CLTC da China). Mas a grande sacada mesmo é a troca total da bateria, o que pode dar muito agilidade aos usuários..

Ao invés de plugar o carro num carregador, o cliente para numa estação de troca de bateria, que é feita por meio de robôs em apenas 3 minutos. Sai a bateria sem caga (ou com pouca carga) e entra uma cheia de energia. Mas, claro, isso também significa mais desafios de infra-estrutura. Além da Nio, a BYD também investe nessa tecnologia. 

Nio Firefly
Nio Firefly
Foto: Nio / Guia do Carro

A marca Firefly, da Nio, expandirá para 16 países e 5 continentes em 2025 e adotará modelo de concessionárias terceirizadas, disse o CEO William Li no Salão de Xangai.

Os novos países para onde a Firefly se expandirá incluem, entre outros, Holanda, Noruega, Costa Rica, Nepal, Cingapura, Dinamarca, Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Polônia, Uruguai, Colômbia e Nova Zelândia.

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