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Novo Captiva: o que esperar do SUV elétrico que vem desafiar BYD, GAC e Geely

Nova geração do Chevrolet Captiva estreia em novembro e promete preço competitivo para disputar mercado de SUVs médios eletrificados

23 out 2025 - 16h05
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Você já deve ter ouvido falar no Chevrolet Captiva. Vendido no Brasil por alguns anos, o SUV está de volta, agora em uma nova era elétrica. O lançamento do Captiva EV está confirmado para este ano, marcando o retorno em uma proposta inédita: 100% elétrica e de origem chinesa, seguindo o mesmo caminho do Spark EUV. Há, inclusive, a possibilidade de o modelo ser montado localmente em parceria com a Comexport.

Fora de linha no Brasil desde 2017, Captiva retornará ao País no último trimestre em nova geração feita na China e 100% elétrica
Fora de linha no Brasil desde 2017, Captiva retornará ao País no último trimestre em nova geração feita na China e 100% elétrica
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão

Diferente do modelo antigo, o novo Captiva EV é baseado no Wuling Starlight S, SUV chinês com 4,74 metros de comprimento. O modelo ocupa uma posição estratégica na linha Chevrolet, sendo maior que o Equinox a combustão (4,66 m), mas ligeiramente menor que o Equinox EV (4,84 m). Essa combinação garante bom espaço interno e um porta-malas generoso, características valorizadas pelo público do segmento.

Modelo será SUV elétrico mais barato que Equinox EV

Chevrolet Captiva EV
Chevrolet Captiva EV
Foto: Chevrolet/Divulgação / Estadão

O interior aposta em um visual moderno, com console central flutuante, carregador por indução, dois porta-copos e comandos físicos para o ar-condicionado (de zona única). A alavanca de câmbio fica na coluna de direção, liberando espaço no console.

A configuração inicial será a Premier, equipada com central multimídia de 15,6?, painel digital de 8,8?, câmeras 360°, teto solar panorâmico, porta-malas elétrico, piloto automático adaptativo com controle em curvas, frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, iluminação full LED, bancos revestidos em vinil, rodas de 18? e chave presencial.

Fora de linha no Brasil desde 2017, Captiva retornará ao País no último trimestre em nova geração feita na China e 100% elétrica
Fora de linha no Brasil desde 2017, Captiva retornará ao País no último trimestre em nova geração feita na China e 100% elétrica
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão

Sob o capô, ou melhor, sob o assoalho, o Captiva EV 2026 traz motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 mkgf, alimentado por uma bateria LFP de 60 kWh. No ciclo chinês CLTC, a autonomia chega a 510 km, mas a estimativa real pelo padrão PBEV brasileiro deve girar em torno de 350 km, número competitivo frente aos rivais diretos.

Preço deverá ser competitivo na categoria

Embora o preço oficial ainda não tenha sido revelado, as projeções indicam valores próximos de R$ 200 mil, faixa em que também atuam Geely EX5 (R$ 205.800), BYD Yuan Plus (R$ 235.990), GAC Aion V (R$ 219.990) e Omoda E5 (R$ 209.900). Assim, o Captiva EV chega com posicionamento mais acessível que o Equinox EV, atualmente vendido a R$ 349.990 após uma expressiva redução no preço de tabela.

Chevrolet Captiva EV
Chevrolet Captiva EV
Foto: Chevrolet/Divulgação / Estadão

Durante a apresentação do Spark EUV, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, mencionou que a marca pretende montar novos modelos elétricos no país em parceria com a Comexport, sem confirmar qual será o próximo da fila, ainda que tudo indique que o Captiva EV é o principal candidato.

Além da versão elétrica, a Chevrolet também avalia trazer uma variante híbrida plug-in (PHEV), equipada com motor 1.5 a gasolina e motor elétrico, mirando diretamente em rivais como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, por exemplo.

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Estadão
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